No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Vários municípios iniciaram os seus processos de decisão sobre a oportunidade que lhes é oferecida com a recente aprovação do Decreto-Lei n.º 82/2025, que permite o alargamento da intervenção da Águas do Douro e Paiva (AdDP) à região de Viseu. Este é, por isso, o momento de publicamente informar com verdade e rigor. É nosso dever institucional fazê-lo! O pior serviço que prestamos às causas do ambiente é não esclarecermos os cidadãos.
Neste contexto, importa apresentar, de forma objetiva e fundamentada, os principais elementos que sustentam esta solução e o impacto positivo que ela representa para a região de Viseu.

Haveria muito mais a detalhar. Desde a área da energia, onde a AdDP caminha para a neutralidade carbónica, até à transição digital, onde a operação já acontece com inteligência artificial, o que faz da Águas do Douro e Paiva uma das empresas mais desenvolvidas no setor da água no espaço europeu. Estaremos sempre disponíveis para informar e esclarecer quem quer que seja e em quaisquer circunstâncias. É uma nossa obrigação!
A questão da água na região de Viseu é um problema nacional que responsabiliza na primeira linha o Governo da República, mas também os municípios. A solução está encontrada e nenhuma outra alternativa foi conseguida nos últimos anos. Obstaculizar soluções – só porque sim ou só porque não! – não é facilmente aceitável, nem serve o interesse público. As pessoas querem ver os seus problemas resolvidos! É o que todos queremos e estamos a fazer com que aconteça.
António Borges – Presidente da Águas do Douro e Paiva