No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O documentário O Diabo do Entrudo, realizado por Diogo Varela Silva, foi distinguido com o Gold Award na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem nos Florence Film Awards, em Itália.
A produção centra-se no Entrudo de Lazarim, em Lamego, considerado uma das manifestações carnavalescas mais autênticas do país. O filme retrata a tradição local, e destaca as máscaras de madeira e a figura dos caretos, elementos associados à irreverência, ancestralidade e vitalidade popular.
Este prémio em Florença vem somar-se a outras distinções internacionais. O documentário recebeu uma Menção Honrosa no Rhodope International Documentary Film Festival, na Bulgária, venceu prémios em mostras realizadas em Roma e Milão, obteve o Silver Award nos New York Movie Awards, e conquistou o Prémio do Público no Festival Internacional de Cinema de Santarém.
Desde a estreia em outubro de 2024 no DocLisboa, a obra tem sido apresentada em diferentes países. A equipa sublinha que, com este conjunto de prémios, O Diabo do Entrudo “reforça o poder do cinema documental como veículo privilegiado de valorização e divulgação das tradições culturais portuguesas, atravessando fronteiras e emocionando público e crítica em vários continentes”.