Tranquilidade, ar puro e vistas apaixonantes. O Baloiço do São Macário, em…
Filmar num restaurante é um desafio delicioso: há vapor nas lentes, comida…
Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…
Dezassete restaurantes da zona da Serra do Caramulo participam em mais uma Semana Gastronómica do Cabrito – Caramulo, que já tem datas marcadas. O evento, promovido pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, com o apoio da Câmara de Tondela e da Junta de Freguesia do Guardão, vai decorrer de 8 a 11 e de 15 a 18 de junho.
Ao longo dos oito dias o cabrito vai ser o “rei” das ementas dos restaurantes participantes. Segundo os promotores, a Semana Gastronómica do Cabrito visa promover e preservar um dos pratos mais típicos da região, na sua forma assada no forno em assadeira de barro negro de Molelos.
Os organizadores esperam ainda que esta iniciativa atraia os jovens para a atividade pecuária e para a criação de gado caprino no Caramulo e alavanque “uma atividade de extrema importância para o território”, onde tem-se verificado uma quebra nos animais e nas explorações.
Este ano há um número recorde de restaurantes participantes nos concelhos de Tondela, Vouzela, Oliveira de Frades e Águeda. São eles a Casa Lagar do Miradoyro (Jueus, Tondela), Convívio (S. João do Monte, Tondela), Ribeiro (S. João do Monte, Tondela), 3 Pipos (Tonda, Tondela), Varanda do Criz (Castelões, Tondela), Às Origem’s (São João do Monte, Tondela), Marte (Caramulo, Tondela), Montanha (Caramulo, Tondela) e Varanda da Serra (Guardão de Cima, Tondela).
Também abrem portas os restaurantes Ar Puro (Covelo de Arca, Oliveira de Frades), ACERT Sabores e Cultura (Tondela), Inn Caramulo Hotel (Tondela), Casa Arede Restaurante (Alcofra, Vouzela), Refúgio 3 Sabores (Caparrosa, Tondela), O País – Hotel Caramulo (Tondela), Penedo Serrano (Mosteirinho, Tondela) e A Escola (Macieira de Alcoba, Águeda).
Além destes oito dias em junho, durante o resto do ano vários restaurantes espalhados pelo território serrano e pelo Vale de Besteiros têm cabrito nas suas ementas, apostando numa culinária regional e numa cozinha tradicional elaboram carinhosamente pratos típicos com produtos regionais, o que concorre para a oferta de um produto final de qualidade.