No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
São várias as mensagens de condolências que estão a ser publicadas e enviadas pela morte de Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu que faleceu este domingo de manhã.
As autarquias do distrito, através das redes sociais, manifestaram a sua “consternação”, deixando palavras de homenagem ao “homem e ao político”, destacando a sua dedicação à causa pública e à defesa da região.
Palavras que são igualmente sentidas por várias instituições como, por exemplo, os Bombeiros Sapadores de Viseu. “Neste momento palavras perdem o sentido diante da tristeza! Os Bombeiros Sapadores de Viseu lamentam a perda do seu Presidente e expressam as mais sentidas condolências à família! A pior despedida não é feita de palavras mas de silêncio”, escrevem.
Também os Voluntários deixaram já a sua mensagem. “Manifestamos toda a nossa gratidão pela amizade e solidariedade ao longo dos últimos anos. Os Bombeiros Voluntários de Viseu endereçam as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos”.
O Instituto Politécnico de Viseu também já reagiu. “No momento em que toma conhecimento do falecimento do Presidente do Município de Viseu, Dr. António Almeida Henriques, vem apresentar à família, aos amigos e aos membros da comunidade a expressão dos seus mais sentidos pêsames”.
“Em nome dos Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis do RI 14 queremos expressar o mais profundo pesar pela morte do presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques.
Foi um homem que dedicou a vida à causa pública e ao interesse nacional nunca deixando de estar presente nos principais momentos e eventos militares bem como sempre acompanhou o dia a dia daquela que era também a sua Unidade”, escreve o RI14.
Consternação e pesar são palavras transversais a todas as mensagens que têm sido publicadas. “O António Almeida Henriques era um amigo. Não era o nosso Presidente de Câmara, nem uma pessoa importante do PSD. Era nosso amigo. Não sabemos o que dizer, fizemos reuniões, tertúlias, jantares, encontros, cafés, campanhas pela nossa terra e pelas nossas gentes. E assim, de um momento para o outro, nem nos foi possível agradecer, em nome de todos os jovens, tudo aquilo que fez por nós nos últimos anos”, desabafa a direção da JSD.
Agradecimentos que também foram já deixados pela Viseu Marca. “Somos a Feira dos reencontros e hoje tivemos uma muito triste notícia: a de não nos podermos reencontrar com o Presidente, António Almeida Henriques. Foi nos seus mandatos que se olhou para o certame histórico de Viseu com outros olhos e que se apostou numa nova Feira de São Mateus. Sabemos como gostava que este ano tivéssemos de volta a nossa Feira e tudo faremos para que isso seja possível. Nela esperamos também reencontrar-nos com as memórias que sabemos que muito lhe diziam e manter a responsabilidade de orgulhar a região e a comunidade”, lê-se na rede social da Feira de S. Mateus.
As condolências chegam igualmente do desporto. “O Académico de Viseu FC e a respectiva SAD vêm por este meio manifestar publicamente o profundo pesar pela morte do Dr. Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. À família enlutada e ao executivo do Município endereçamos as mais sentidas condolências”, lê-se.