No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O projeto Craft Turismo Criativo já lançou quatro objetos criados de raiz por artesãos de Viseu Dão Lafões numa exposição que pode ser vista online. Este é um dos primeiros resultados do projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e pela Associação de Desenvolvimento do Dão.
Os quatro protótipos, produzidos em vidro, vime, barro e linho, resultam do trabalho feito entre os artesãos de Viseu Dão Lafões e a designer Irena Übler que se basearam em técnicas, matérias e tradições locais.
Os objetos, que já estão a ser produzidos, foram pensados para compor uma mesa de refeição ou serem colocados num hotel ou restaurante, contribuindo para a valorização do património imaterial da região de Viseu Dão Lafões.
“Vidro, cestaria, cerâmica e bordado em linho foram as técnicas aplicadas na criação destes quatro produtos: um conjunto de lamparinas em vidro; um candeeiro em vime; um jarro em barro; e um caminho de mesa e guardanapos em linho”, revela a CIM em comunicado.
O resultado pode ser visto na exposição online “Novas Formas de Artesanato – Design Feito à Mão”, disponível na plataforma própria do projeto no site https://craft.visitviseudaolafoes.pt/exposicao.
Além dos objetos finais, a exposição documenta fotograficamente o processo de trabalho. Na mesma plataforma estão documentadas outras iniciativas desenvolvidas no âmbito deste projeto.
O próximo passo do projeto Craft Turismo Criativo será a promoção do “Roteiro Saber-Fazer”, que propõe visitas a oficinas artesanais em articulação com os cinco municípios integrados no projeto: Aguiar da Beira, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Sátão.
A iniciativa vai entrar na fase de visitas-teste a oficinas artesanais por técnicos das autarquias e alunos do Instituto Politécnico, previstas para os dias 25 de novembro e 5 de dezembro.