fernando ruas
Conf Rampa Caramulo 1
Judo Clube Viseu
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Santa C. Dão » Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão

Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão 

Trabalhos de escavação no troço Santa Comba Dão - Viseu têm duração prevista de três meses

 Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão - Jornal do Centro
04.07.25
fotografia: Arquivo
partilhar
 Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão - Jornal do Centro
04.07.25
Fotografia: Arquivo
pub
 Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão - Jornal do Centro

O IP3 vai ter condicionamento de trânsito a partir da próxima terça-feira, dia 8, no troço Santa Comba Dão-Viseu, devido às obras de duplicação e requalificação da estrada que liga Viseu a Coimbra. 

A informação é avançada pelo Município de Santa Comba Dão, que cita a Infraestruturas de Portugal (IP), o constrangimento é motivado pela empreitada de duplicação do “IP3 Coimbra/Viseu – Troço Santa Comba Dão/Viseu – Duplicação/Requalificação” e pela execução dos trabalhos de escavação com recurso a explosivos. 

Os condicionamentos têm a “duração estimada de três meses” e é previsível a “formação de filas em ambos os sentidos”. Ocorrem, segundo a Câmara de Santa Comba Dão, “nos troços entre os 90+000 (Nó de Treixedo) e o km 92+700, e entre o km 112+000 e o km 114+000” por períodos de 10 a 15 minutos. 

Os rebentamentos vão ocorrem diariamente pelas 12h30 e a autarquia, que cita a IP, informa que as paragens de trânsito são ordenadas e geridas pela Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A obra foi adjudicada no ano passado por 103 milhões de euros à construtora espanhola Ferrovial, com um prazo de execução de 870 dias (mais de dois anos).

O concurso público foi lançado pelo anterior governo de António Costa, que estabeleceu como preço-base 130 milhões de euros. Em julho de 2023, o Ministério das Infraestruturas afirmava que esta obra representava a primeira de três intervenções previstas no IP3, com um investimento total de 300 milhões de euros.

A obra, que esteve para arrancar no ano passado – sem sucesso –, foi inicialmente entregue à Teixeira Duarte, em parceria com a Embeiral (construtora com sede em Viseu) e a Gabriel Couto, mas o resultado foi contestado por outras empresas concorrentes e o consórcio vencedor não conseguiu entregar toda a documentação necessária para o processo, fazendo com que a empreitada ficasse nas mãos da Ferrovial.

A intervenção permitirá que a via fique com perfil de autoestrada em grande parte do percurso e reduzir o tempo de viagem entre Coimbra e Viseu, de 65 para 43 minutos.

O IP3, em Santa Comba Dão, vai ter trânsito condicionado nos próximos três meses, já a partir de quarta-feira, 8 de julho, devido à duplicação e requalificação da estrada que liga Viseu a Coimbra.

pub
 Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Obras de duplicação do IP3 condicionam trânsito em Santa Comba Dão - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar