No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O projeto ID Memória Futura, dinamizado pelas Obras Sociais de Viseu, promove na próxima terça-feira (17 de junho) a conferência “Horizontes de Cuidado: a arte ao serviço das pessoas com demência e cuidadores”.
A iniciativa decorre online, realiza-se das 14h30 às 17h30 e inclui palestras que vão abordar temas como os percursos não-farmacológicos no cuidado, a atenção centrada na pessoa com demência, a atenção centrada na pessoa com demência e a estimulação cognitiva.
A conferência é antecedida por oficinas artísticas e atvidades terapêuticas das 09h30 às 17h30. O ID Memória Futura é organizado em parceria com o Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e Outras Demências e a associação cultural Intruso.
O projeto, que realiza várias atividades como oficinas e residências artísticas, pretende utilizar a arte como ferramenta de inclusão para pessoas com demência, cuidadores e famílias e promover um diálogo intergeracional para combater o estigma associado à problemática.
O ID Memória Futura, que decorre até outubro deste ano, tem como objetivar promover a melhoria da qualidade de vida dos seus participantes e estimular as capacidades cognitivas, a imaginação e a criatividade. O projeto culmina com a apresentação de um espetáculo performativo que reflete o envolvimento e o crescimento pessoal de todos os intervenientes.
A entrada é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.