No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Cerca de 40 crianças e jovens refugiados da Ucrânia participam numa ação que arrancou na última segunda-feira (1 de agosto) e decorre no Orfeão de Viseu até 15 de setembro.
A iniciativa, que envolve vários voluntários de Viseu e da Ucrânia, é promovida pela Rede Solidária criada para ajudar o povo ucraniano e é dirigida pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, em parceria com o Instituto Politécnico e o apoio da Câmara de Viseu.
O projeto inclui várias atividades de ocupação dos tempos livres durante este verão, desde visitas aos museus, às instalações da PSP, ao Teatro Viriato e a piscinas até workshops de dança, pintura e música, bem como a ida ao comboio turístico que, por estes dias, percorre a cidade.
“O objetivo final visa a integração destas famílias no concelho, através da formação pedagógica dos jovens, e o auxílio aos pais, por forma a que estes consigam ativamente procurar emprego e alojamento e, assim, serem membros autónomos e ativos da sociedade”, acrescenta a autarquia viseense.
A vereadora da Ação Social, Leonor Barata, realçou que o município está a apoiar a integração das famílias ucranianas refugiadas e esperou que os mais novos encontrem em Viseu “um ambiente de alegria, de convívio e de amizade”.
Entretanto, a Rede Solidária garante que o apoio continua a ser bem-vindo, apelando à população que ajude nesta e noutras atividades contactando as entidades que a constituem.