PSP
AUTARQUICAS 26
Alves-Martins
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Colunistas » Ode ao poder local

Ode ao poder local

 Ode ao poder local - Jornal do Centro
20.09.21
partilhar
 Ode ao poder local - Jornal do Centro

O poder local é por excelência o poder mais próximo dos cidadãos. Os autarcas das câmaras municipais e os autarcas das juntas de freguesia trabalham todos os dias junto dos problemas diários das pessoas. Invariavelmente, as eleições autárquicas são as mais disputadas, as mais participadas e as mais importantes de todas as eleições nacionais.

Exige-se aos presidentes da câmara e das juntas uma responsabilidade direta sobre os destinos de cada concelho e torna-se mais percetível as consequências das escolhas políticas. Viseu é um concelho que escolhe, há mais de 30 anos, líderes com opções que valorizam pessoas e o território.

Não é por acaso que Viseu é chamado de farol do interior. De facto, comparando Viseu com outros concelhos similares, os gráficos mostram a nossa região com valores de investimentos público local e privado, número de habitantes, número de empresas, ofertas culturais, educacionais e desportivas e preocupações ambientais e ecológicas vanguardistas que colocaram e colocam Viseu no mapa dos melhores concelhos para viver, trabalhar estudar e prosperar. Os autarcas de Viseu além de apostarem em novas políticas locais, não se esquecem das tradições e da cultura popular viseense.

O profundo conhecimento das pessoas, hábitos, dinâmicas leva a uma melhor definição de programas autárquicos e a um diagnóstico dos problemas fundamentais mais correto. Esta proximidade às populações permite ainda um acesso mais fácil às informações, às decisões e a uma política local mais transparente.

O reforço do poder local e das suas competências serve melhor os cidadãos se for feito com equidade e razoabilidade de recursos humanos e financeiros, de forma a melhor servir o país real e tantas vezes heterogéneo.

 Ode ao poder local - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Ode ao poder local - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar