bombeiros voluntários de viseu cidade
Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Oficializado curso de termalismo em São Pedro do Sul

Oficializado curso de termalismo em São Pedro do Sul

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
21.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
21.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Oficializado curso de termalismo em São Pedro do Sul

O antigo Colégio São Tomás de Aquino, em São Pedro do Sul, vai receber os primeiros alunos do curso técnico superior profissional (CTeSP) dedicado ao termalismo que o Instituto Politécnico de Viseu irá promover.

A instituição de ensino superior assinou esta quinta-feira um protocolo com a Câmara de São Pedro do Sul e a empresa Termalistur, que gere as termas do concelho. Na cerimónia, o vice-presidente da autarquia, Pedro Mouro, disse esperar que este acordo dê o “pontapé de saída” para o surgimento de uma nova oferta de ensino no território e não só.

“Este é um protocolo bem alargado, que prevê inicialmente a realização de um curso CTeSP em turismo, saúde e bem-estar com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Este será o primeiro passo e isto resulta de um trabalho que fomos desenvolvendo ao longo dos últimos dois anos”, frisou.

A Câmara disponibilizou as instalações do antigo colégio. O protocolo assinado agora prevê ainda, segundo Pedro Mouro, a realização de projetos de investigação conjuntos, seminários e estágios nas áreas do termalismo, da saúde e do bem-estar.

Já o presidente da Termalistur, empresa que gere as Termas de São Pedro do Sul, falou de um primeiro passo para um futuro instituto do termalismo. Victor Leal disse que o acordo assinado “é deveras importante para o termalismo local, nacional e mesmo a nível europeu e internacional”.

“O ensino ligado ao termalismo em Portugal passa por sérias dificuldades porque, em 2011, o único instituto que dava formação foi extinto e, hoje, existe um problema grave ao nível de toda a formação e capacitação dos recursos humanos”, lembrou.

Victor Leal disse ainda que o futuro instituto de termalismo poderia agregar “toda a formação na área, ligando as áreas mais operacionais e técnicas, mas também as áreas mais ligadas ao turismo e as novas tendências de saúde e bem-estar”.

Já o presidente do Politécnico de Viseu, José Costa, defendeu que são protocolos como os assinados esta quinta-feira que fazem o instituto sair das quatro paredes.

“O caminho para o ensino superior não pode ser outro senão colocar-se nos territórios onde pertence e, sobretudo, alargá-lo em termos internacionais. Nós temos vindo a procurar estar mais no território, nas diferentes localidades e nos diferentes municípios, e é isso o que estamos a fazer aqui em São Pedro do Sul”, disse.

José Costa recordou também a recente “que passa a englobar 10 países”. “Alguns deles têm esta área de intervenção, o que, para nós, serão oportunidades de conhecimento de outras localidades e de aprendizagem”, enalteceu.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar