A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
As Marchas Populares de Santo António, em Tondela, vão ter oito coletividades do concelho e um grupo convidado de Coimbra a desfilar no centro da cidade, anunciou a Câmara Municipal, que promove o desfile.
A iniciativa terá lugar no dia 14 de junho, na Avenida Ao Tom D’ella, nas traseiras dos Paços do Concelho.
O primeiro grupo a marchar será o Clube Desportivo de Tondela, seguido da associação “Os Velhos Costumes de Molelos” e da Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo.
O desfile prossegue com o Grupo de Teatro Amador “Os Cestos de Nandufe”, o Rancho Folclórico de Castelões, a Casa do Benfica de Tondela, o Rancho Folclórico “As Capuchinhas” de Santiago de Besteiros, o Grupo Cultural Recreativo e Desportivo Mocidade Vinhalense e, por fim, a Marcha Popular da Freguesia de Cernache (concelho de Coimbra).
Todas as marchas contarão com o acompanhamento musical da Banda Filarmónica Tondelense. O desfile começa às 21h30 de 14 de junho.
Ao concurso poderão concorrer todas as instituições de Tondela, nomeadamente associações culturais, desportivas, recreativas, ranchos folclóricos, IPSS, escolas, juntas de freguesia ou outras organizações.
A Câmara de Tondela acrescenta que o tema da marcha, os trajes, a música e a letra das composições têm de ser originais e devem basear-se nas tradições portuguesas, nomeadamente em temas locais ou regionais com alusão aos Santos Populares.
Cada instituição participante deverá apresentar-se com, pelo menos, 26 marchantes, excluindo os cantores.