totem_en2_agosto2020
Tondela Taça
mortagua taça
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
roteiro-caramulo-850x514
Home » Notícias » Diário » Operação da PSP, GNR e ANSR apela ao uso do cinto de segurança e do capacete

Operação da PSP, GNR e ANSR apela ao uso do cinto de segurança e do capacete

Arranca esta terça-feira a campanha “Cinto-me vivo”. Agentes vão alertar condutores e passageiros para utilizarem corretamente o cinto de segurança, o capacete e a cadeirinha

pub
 PSP, GNR e ANSR apelam ao uso de cinto e capacete
09.09.24
Jornal do Centro
partilhar
 PSP, GNR e ANSR apelam ao uso de cinto e capacete
09.09.24
pub
 PSP, GNR e ANSR apelam ao uso de cinto e capacete

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP lançam esta terça-feira (10 de setembro) a campanha de segurança rodoviária “Cinto-me vivo”.

Até à próxima segunda-feira (dia 16), os agentes vão estar na estrada e alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre e de forma correta os dispositivos de segurança como o cinto, o capacete e a cadeirinha.

“Numa colisão, um veículo para numa fração de segundo. Mas os ocupantes, caso não usem cinto de segurança, continuam a seguir na direção do movimento com uma velocidade igual à que seguia o veículo no instante inicial do acidente. Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70 quilos, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar”, lembram as autoridades numa nota.

Também de acordo com as forças de segurança, o uso do capacete de modelo aprovado e “devidamente apertado e ajustado” reduz em 40 por cento o risco de morte em caso de acidente.

“Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao peso da criança reduz em 50% o risco de morte. Em crianças até aos 18 quilos, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte”, acrescentam.

No mesmo comunicado, a ANSR, a GNR e a PSP relembram ainda que a utilização dos dispositivos de segurança é fundamental e apelam aos utilizadores da via pública para que os utilizem corretamente.

A operação vai incluir ações de sensibilização da ANSR em todo o país e outras de fiscalização a cargo da PSP e GNR em Évora, Beja, Braga, Santarém e Azeitão.

Esta é a nona das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas para este ano no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais três campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.

pub
 PSP, GNR e ANSR apelam ao uso de cinto e capacete

Outras notícias

pub
 PSP, GNR e ANSR apelam ao uso de cinto e capacete

Notícias relacionadas

Procurar