No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
As autoridades da região de Viseu estiveram de olho em milhares de pessoas durante a última operação de Páscoa, que foi mais prolongada este ano devido à interdição da circulação entre concelhos que vigorou entre 26 de março e 5 de abril.
Só a PSP fez três detenções, fiscalizou 1.450 viaturas e multou 140 pessoas na região. Segundo o comandante da Polícia, o superintendente Vítor Rodrigues, as detenções foram motivadas pela condução sob o efeito do álcool, por posse de arma ilegal e pela falta da carta de condução.
“Dos autos de contraordenação, destacamos 32 por falta de inspeção periódica obrigatória, quatro por alteração de características da viatura, três por condução com uso simultâneo do telemóvel, dois por falta de seguro de responsabilidade civil e um por não utilização de cinto de segurança”, afirma.
Nos testes de álcool, cerca de 310 condutores sopraram o balão. A PSP detetou que apenas um não estava em condições de garantir uma condução segura. Os polícias multaram ainda 11 pessoas por violarem as regras do estado de emergência, dos quais dois por violação da interdição da circulação entre concelhos.
Segundo Vítor Rodrigues, nenhum estabelecimento foi autuado. De resto, a PSP fez nove autos de contraordenação por violarem o confinamento e beberem álcool na rua.
Já a GNR, que fiscalizou 253 pessoas e cerca de 280 viaturas no distrito, deteve ainda um jovem de 23 anos em Carregal do Sal por desobediência à ordem de regresso a casa.
Segundo o relações públicas da força policial, o capitão Fábio Lamelas, os militares levantaram ainda 62 autos de contraordenação por “violação do dever de recolhimento obrigatório, funcionamento de estabelecimentos fora do horário permitido e inobservância da limitação de circulação entre concelhos”.
A GNR registou ainda um auto por pesca lúdica praticada durante este período de restrições.
Já a Polícia Municipal de Viseu, que fiscalizou 862 viaturas, apanhou um homem por desobedecer à ordem do agente da autoridade. “O automobilista não obedeceu à ordem da paragem e pôs-se à fuga”, referiu o comandante Marco Almeida.
Também segundo este responsável, a Polícia Municipal multou também um estabelecimento de restauração por vender bebidas alcoólicas não-embaladas e também autuou dois clientes por beberem na via pública.
A Polícia Municipal também multou 18 condutores por falta de documentos, nomeadamente a carta do seguro.