No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
São duas as propostas finalistas da quarta edição do Orçamento Participativo Jovem de Mangualde, que entra este domingo (1 de junho) na fase de votação.
As propostas vão ser sujeitas a sufrágio até 31 de julho na plataforma online da Câmara de Mangualde.
Uma das propostas, “Jovem Preparado: Vida Adulta à Vista”, quer preparar os jovens para os desafios da vida adulta “através da promoção de um conjunto de workshops de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens nas áreas de empregabilidade, bem-estar, finanças pessoais e comunicação, entre outros”, explica a autarquia numa nota.
O segundo projeto, “Escadas Seguras – Cobertura para acesso escolar”, prevê a instalação de uma cobertura nas escadas que ligam o Pavilhão Municipal à Escola Gomes Eanes de Azurara. O objetivo é garantir “mais segurança e conforto aos estudantes, protegendo-os, durante o trajeto diário, das condições climáticas adversas”, acrescenta a Câmara.
“São duas propostas que provam que a juventude mangualdense está atenta às necessidades da comunidade e empenhada em apresentar soluções”, diz o presidente Marco Almeida. O autarca acrescenta que a iniciativa “é um exercício de democracia e responsabilidade coletiva”.
Após a votação, o projeto vencedor será anunciado em agosto.
O Orçamento Participativo Jovem é organizado em Mangualde desde 2021 e conta com a participação de jovens ou grupos de alunos matriculados no Agrupamento de Escolas. Os projetos não podem ultrapassar os 10 mil euros.