No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O projeto Os Rios da Comunidade, promovido pela associação Binaural Nodar em parceria com o grupo Sax on the Road, resultou no lançamento de um livro de fotografias e poemas e de dois CDs com criações musicais inspiradas nos 14 cursos hídricos da região Viseu Dão Lafões. A iniciativa ganhou palco no passado sábado, 22 de novembro, com a estreia do espetáculo no Cineteatro João Ribeiro, em Vouzela.
Além do espetáculo, o trabalho deu origem a um livro e CDs que reúnem as paisagens sonoras e temas musicais inspirados neste património hídrico e comunitário.
O espetáculo propõe uma viagem sensorial pelos rios da CIM Viseu Dão Lafões, construída a partir de recolhas no terreno, gravações de paisagens sonoras e entrevistas realizadas junto de habitantes de aldeias ribeirinhas dos 14 municípios que integram a comunidade.
Para Luís Costa, coordenador da Binaural Nodar, o projeto constitui “uma grande homenagem a um território que ainda conserva elementos de uma paisagem e ecologia invejáveis”. O responsável contextualizou ainda que esta criação surge no âmbito da Rede Tramontana, dedicada ao mundo rural, o que motivou a procura dos rios, grandes e pequenos, como elementos identitários da região.
As memórias recolhidas deram origem a poemas de Luís Costa e a composições musicais criadas por Dolores Spínola e António Manuel Ramos, os dois membros dos Sax on the Road.
“Os 14 rios escolhidos tentaram refletir a diversidade do território, desde as principais bacias hidrográficas, como o Vouga e o Mondego, aos pequenos rios e ribeiros que moldam a identidade de cada concelho, freguesia e aldeia”, sublinhou.