No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A GNR já concluiu a operação que desencadeou nesta manhã de quarta-feira com vista a desmantelar um grupo que roubava, recorrendo à violência extrema, idosos. Tal como o Jornal do Centro avançou, realizaram-se várias buscas domiciliárias e não domiciliárias a norte do distrito e acabaram por ser detidas nove pessoas.
Segundo o comando Territorial de Viseu, através do Destacamento Territorial de Lamego, foram detidos oito homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 26 e os 52 anos, pelos crimes de tráfico de estupefacientes, furto, roubo e burlas, nos concelhos de Lamego, Tarouca e Castro Daire.
“No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de meio ano, foi possível apurar-se que o grupo efetuava um estudo prévio das vítimas, seguido de uma posterior abordagem no interior das suas residências, normalmente em locais isolados. Foi possível apurar-se ainda que, através de ameaças e agressões com armas brancas ou de fogo, o grupo procedia ao roubo de dinheiro, cartões de crédito e de débito, bem como de bens de valor acrescido, nomeadamente ouro, jóias e relógios”, explicam as autoridades. No total, o grupo é suspeito da prática de cerca de dozes crimes, com agressões físicas “excessivas” contra quatro idosos que tiveram de receber assistência hospitalar.
“Este é um grupo que tem relações de afinidade e de parentesco, estão envolvidos pais, filhos e conjugues, outros familiares e amigos”, explicou o capitão Luis Moreira, comandante do Destacamento de Lamego.
E no seguimento da investigação – foram emitidos 21 mandados de busca (11 domiciliárias, seis em veículos e quatro em anexos) – além da detenção dos suspeitos, a GNR recuperou cinco viaturas, duas pistolas, um bastão artesanal, diversos artigos de roupa, 15 telemóveis e ainda cartões de crédito e débito.
As informações da GNR dão ainda conta de que os elementos do grupo tinham já antecedentes criminais em ilícitos desta natureza e estavam a criar um sentimento de insegurança na população local.
Na operação estiveram empenhado 70 militares das valências territorial, investigação criminal, cinotécnica e ordem pública.