já marchavas dia eliminação violência mulheres
5
resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » PCP defende obras urgentes na Linha da Beira Alta

PCP defende obras urgentes na Linha da Beira Alta

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.02.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.02.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 PCP defende obras urgentes na Linha da Beira Alta

O PCP da Guarda considerou ser urgente a requalificação e a reabertura da linha ferroviária da Beira Alta – que atravessa o distrito de Viseu –, a sua colocação ao serviço das populações e do interesse público e a conceção de um plano integrado de mobilidade.

A Direção da Organização Regional da Guarda (DORG) do PCP referiu em comunicado enviado à agência Lusa que “sempre afirmou que a degradação do transporte ferroviário é fruto de opções ideológicas com vista à privatização, tal como aconteceu na área de transporte de mercadorias”, daí que a sua exigência seja “encontrar soluções” que permitam “a reabertura mais breve” da Linha da Beira Alta.

Segundo a nota, a melhoria do serviço ferroviário de passageiros na Linha da Beira Alta deveria ser iniciada no troço Guarda – Vilar Formoso, com horários compatíveis às necessidades dos trabalhadores e população.

Para o PCP, é fundamental o transporte ferroviário de passageiros integrado num verdadeiro sistema de transportes, quer pelas suas características estruturantes para o sistema, quer pelo lugar estratégico que ocupa na vida económica do país, assegurando a circulação de mercadorias e bens e a mobilidade das populações, contribuindo com enormes benefícios para o ambiente e para o desenvolvimento sustentável ao nível local, regional e nacional.

“É necessário responsabilidade política para encontrar as soluções que sirvam os interesses dos trabalhadores e populações com a urgência [da] reabertura da Linha da Beira Alta”, vincou o PCP.

A DORG da Guarda considerou, ainda, que é fundamental a conceção de um plano integrado de mobilidade no Interior, integrando as linhas ferroviárias da Beira Alta e Beira Baixa na resposta às necessidades das populações.

O partido sugeriu integrar o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) “com a implantação de uma empresa pública de transportes rodoviários no território da CIM-BSE [Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela], articulando com o transporte ferroviário na malha de suburbano, atualmente inexistente na Beira Interior e ligado ao transporte regional alargado até Coimbra”.

A circulação no troço entre Pampilhosa, no concelho da Mealhada (distrito de Aveiro), e Guarda da Linha da Beira Alta foi encerrada em abril de 2022, de forma a permitir “viabilizar a concretização das intervenções planeadas em segurança e com muito maior eficácia do que teria ocorrido com a linha em exploração”.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a Linha da Beira Alta deverá Linha da Beira Alta reabre em novembro . A via ferroviária tinha uma previsão de interdição de nove meses, mas vários constrangimentos determinaram que não fosse possível “reabrir o serviço em janeiro de 2023, sendo necessário prolongar a interdição do serviço ferroviário”, explicou em janeiro a empresa gestora da rede ao Jornal do Centro.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar