ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » PCP defende obras urgentes na Linha da Beira Alta

PCP defende obras urgentes na Linha da Beira Alta

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
07.02.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
07.02.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 PCP defende obras urgentes na Linha da Beira Alta

O PCP da Guarda considerou ser urgente a requalificação e a reabertura da linha ferroviária da Beira Alta – que atravessa o distrito de Viseu –, a sua colocação ao serviço das populações e do interesse público e a conceção de um plano integrado de mobilidade.

A Direção da Organização Regional da Guarda (DORG) do PCP referiu em comunicado enviado à agência Lusa que “sempre afirmou que a degradação do transporte ferroviário é fruto de opções ideológicas com vista à privatização, tal como aconteceu na área de transporte de mercadorias”, daí que a sua exigência seja “encontrar soluções” que permitam “a reabertura mais breve” da Linha da Beira Alta.

Segundo a nota, a melhoria do serviço ferroviário de passageiros na Linha da Beira Alta deveria ser iniciada no troço Guarda – Vilar Formoso, com horários compatíveis às necessidades dos trabalhadores e população.

Para o PCP, é fundamental o transporte ferroviário de passageiros integrado num verdadeiro sistema de transportes, quer pelas suas características estruturantes para o sistema, quer pelo lugar estratégico que ocupa na vida económica do país, assegurando a circulação de mercadorias e bens e a mobilidade das populações, contribuindo com enormes benefícios para o ambiente e para o desenvolvimento sustentável ao nível local, regional e nacional.

“É necessário responsabilidade política para encontrar as soluções que sirvam os interesses dos trabalhadores e populações com a urgência [da] reabertura da Linha da Beira Alta”, vincou o PCP.

A DORG da Guarda considerou, ainda, que é fundamental a conceção de um plano integrado de mobilidade no Interior, integrando as linhas ferroviárias da Beira Alta e Beira Baixa na resposta às necessidades das populações.

O partido sugeriu integrar o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) “com a implantação de uma empresa pública de transportes rodoviários no território da CIM-BSE [Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela], articulando com o transporte ferroviário na malha de suburbano, atualmente inexistente na Beira Interior e ligado ao transporte regional alargado até Coimbra”.

A circulação no troço entre Pampilhosa, no concelho da Mealhada (distrito de Aveiro), e Guarda da Linha da Beira Alta foi encerrada em abril de 2022, de forma a permitir “viabilizar a concretização das intervenções planeadas em segurança e com muito maior eficácia do que teria ocorrido com a linha em exploração”.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a Linha da Beira Alta deverá Linha da Beira Alta reabre em novembro . A via ferroviária tinha uma previsão de interdição de nove meses, mas vários constrangimentos determinaram que não fosse possível “reabrir o serviço em janeiro de 2023, sendo necessário prolongar a interdição do serviço ferroviário”, explicou em janeiro a empresa gestora da rede ao Jornal do Centro.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar