neve serra da estrela foto gnr
proteção civil lamego
presepio natal mundão
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Diário » Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros

Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros

pub
 Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva
17.06.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva
17.06.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros

Arrancou esta segunda-feira (17 de junho) o novo plano da urgência pediátrica da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULS VDL). Mais vagas para consultas no médico de família ou o reforço na consulta de atendimento infantil no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros, são algumas medidas anunciadas.

O plano “Lado a Lado na Pediatria” pretende, segundo a ULS VDL, garantir resposta para saúde infantil em Viseu de modo a melhorar a “resposta às crianças com doença aguda, ou seja, situações urgentes/emergentes”, refere a unidade de saúde em comunicado.

Esta resposta assenta em quatro áreas de atuação: referenciação para a urgência pediátrica hospitalar, alargamento da consulta de doença aguda nos cuidados de saúde primários, triagem pré-hospitalar e educação e literacia.

Assim, a partir de hoje, “todos os utentes com sintomas de doença aguda não emergentes (como tosse, febre, náuseas, vómitos, entre outros) devem ligar para o SNS 24 (808 24 24 24)” e só serão encaminhados para a urgência pediátrica ou para a consulta nos cuidados de saúde primários “quando há necessidade de observação clínica”.

Já a resposta dos cuidados de saúde primários “é alargada com mais vagas diárias nas equipas de família das várias unidades funcionais dos Centros de Saúde, dentro do seu horário de funcionamento”.

O hospital refere ainda que o plano prevê que de segunda a sexta-feira, das 20h00 às 23h00, e aos fins de semana, “vai haver um reforço de atendimento na consulta de atendimento complementar infantil”, no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros.

Já o acesso aos cuidados no hospital “fica dependente de triagem pré-hospitalar, através da linha telefónica SNS 24 ou de observação, em primeira linha, pelo médico de família”.

A ULS VDL reforça ainda a necessidade do “compromisso do cidadão com o auto-cuidado e com o cumprimento das orientações da linha telefónica SNS 24”. Assim, sublinham, “permitirá gerir melhor o seu tempo e a sua condição de saúde, ajudando os Serviços de Urgência a atenderem os casos que realmente necessitam de cuidados urgentes e diferenciados com maior rapidez”.

O hospital explica ainda que o objetivo deste plano “é reforçar a capacidade de resposta em rede “lado a lado”, envolvendo os cuidados de saúde primários (entre as 8h00 e as 23h00) e os Serviços de Urgência Básica (entre as 23h00 e as 8h00)”, de modo a garantir que “no período noturno, a Urgência Pediátrica de Viseu possa dar resposta aos casos emergentes (INEM), mantendo o apoio fundamental às crianças internadas e ao Bloco de Partos”.

Com estas medidas, o Conselho de Administração da ULSVDL pretende também “diminuir a utilização desadequada da Urgência Pediátrica, reencaminhando os utentes que se dirigem à urgência pediátrica e que podem ser vistos nos cuidados primários de saúde”. Para além disso, sustenta, “este projeto pretende melhorar as condições de trabalho e de organização da ULS”.
O hospital frisa ainda que mantém-se assegurada “a resposta da Urgência Pediátrica da ULSVDL aos doentes emergentes referenciados pelo INEM, durante as 24h” e “a resposta em rede com o apoio dos outros Serviços de Urgência regionais (Coimbra, Aveiro e Guarda) durante o período noturno, para situações urgentes que necessitem da intervenção de Pediatria”.

O Conselho de Administração da ULSVDL apela “à colaboração da população para respeitar as regras de acesso no âmbito do projeto “Lado a Lado na Pediatria” e assim contribuir para garantir capacidade de resposta para todos”.

A administração da ULSVDL ativou em 1 de março o plano de contingência, por falta de médicos, que implicou o encerramento exterior das urgências pediátricas de sexta-feira a domingo no período noturno. Mas, a partir de 1 de junho, a Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu fechada todos os dias à noite.

O encerramento levou a que aPediatria/Viseu: urgência referenciada começa a 17 de junho, mas ministra da Saúde admite que não é a solução ideal onde anunciou o novo sistema de urgência referenciada para o serviço de pediatria, que hoje arranca. Entretanto, a ministra fez várias críticas ao Pediatria/Viseu: administração diz que nunca agiu à revelia do governo e que Ministério estava informada desde 4 de maio .

pub
 Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva

Outras notícias

pub
 Distrito de Viseu em aviso amarelo até ao final do dia por causa da chuva

Notícias relacionadas

Procurar