494989447_18267063094285941_7181852634198138700_n
arroz doce 2024
476811931_1174909971004759_439525747825115755_n
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

No terceiro episódio do podcast Entre Portas, uma parceria entre o Jornal…

02.05.25

Brilhantina Gonçalves, Mariana de Campos , Virgínia de Jesus mantém viva a…

01.05.25

“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…

01.05.25
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
João Azevedo PS
Home » Notícias » Diário » Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros

Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros

pub
 Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros - Jornal do Centro
17.06.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros - Jornal do Centro
17.06.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros - Jornal do Centro

Arrancou esta segunda-feira (17 de junho) o novo plano da urgência pediátrica da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULS VDL). Mais vagas para consultas no médico de família ou o reforço na consulta de atendimento infantil no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros, são algumas medidas anunciadas.

O plano “Lado a Lado na Pediatria” pretende, segundo a ULS VDL, garantir resposta para saúde infantil em Viseu de modo a melhorar a “resposta às crianças com doença aguda, ou seja, situações urgentes/emergentes”, refere a unidade de saúde em comunicado.

Esta resposta assenta em quatro áreas de atuação: referenciação para a urgência pediátrica hospitalar, alargamento da consulta de doença aguda nos cuidados de saúde primários, triagem pré-hospitalar e educação e literacia.

Assim, a partir de hoje, “todos os utentes com sintomas de doença aguda não emergentes (como tosse, febre, náuseas, vómitos, entre outros) devem ligar para o SNS 24 (808 24 24 24)” e só serão encaminhados para a urgência pediátrica ou para a consulta nos cuidados de saúde primários “quando há necessidade de observação clínica”.

Já a resposta dos cuidados de saúde primários “é alargada com mais vagas diárias nas equipas de família das várias unidades funcionais dos Centros de Saúde, dentro do seu horário de funcionamento”.

O hospital refere ainda que o plano prevê que de segunda a sexta-feira, das 20h00 às 23h00, e aos fins de semana, “vai haver um reforço de atendimento na consulta de atendimento complementar infantil”, no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros.

Já o acesso aos cuidados no hospital “fica dependente de triagem pré-hospitalar, através da linha telefónica SNS 24 ou de observação, em primeira linha, pelo médico de família”.

A ULS VDL reforça ainda a necessidade do “compromisso do cidadão com o auto-cuidado e com o cumprimento das orientações da linha telefónica SNS 24”. Assim, sublinham, “permitirá gerir melhor o seu tempo e a sua condição de saúde, ajudando os Serviços de Urgência a atenderem os casos que realmente necessitam de cuidados urgentes e diferenciados com maior rapidez”.

O hospital explica ainda que o objetivo deste plano “é reforçar a capacidade de resposta em rede “lado a lado”, envolvendo os cuidados de saúde primários (entre as 8h00 e as 23h00) e os Serviços de Urgência Básica (entre as 23h00 e as 8h00)”, de modo a garantir que “no período noturno, a Urgência Pediátrica de Viseu possa dar resposta aos casos emergentes (INEM), mantendo o apoio fundamental às crianças internadas e ao Bloco de Partos”.

Com estas medidas, o Conselho de Administração da ULSVDL pretende também “diminuir a utilização desadequada da Urgência Pediátrica, reencaminhando os utentes que se dirigem à urgência pediátrica e que podem ser vistos nos cuidados primários de saúde”. Para além disso, sustenta, “este projeto pretende melhorar as condições de trabalho e de organização da ULS”.
O hospital frisa ainda que mantém-se assegurada “a resposta da Urgência Pediátrica da ULSVDL aos doentes emergentes referenciados pelo INEM, durante as 24h” e “a resposta em rede com o apoio dos outros Serviços de Urgência regionais (Coimbra, Aveiro e Guarda) durante o período noturno, para situações urgentes que necessitem da intervenção de Pediatria”.

O Conselho de Administração da ULSVDL apela “à colaboração da população para respeitar as regras de acesso no âmbito do projeto “Lado a Lado na Pediatria” e assim contribuir para garantir capacidade de resposta para todos”.

A administração da ULSVDL ativou em 1 de março o plano de contingência, por falta de médicos, que implicou o encerramento exterior das urgências pediátricas de sexta-feira a domingo no período noturno. Mas, a partir de 1 de junho, a Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu fechada todos os dias à noite.

O encerramento levou a que aPediatria/Viseu: urgência referenciada começa a 17 de junho, mas ministra da Saúde admite que não é a solução ideal onde anunciou o novo sistema de urgência referenciada para o serviço de pediatria, que hoje arranca. Entretanto, a ministra fez várias críticas ao Pediatria/Viseu: administração diz que nunca agiu à revelia do governo e que Ministério estava informada desde 4 de maio .

pub
 Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Pediatria/Viseu: Mais vagas para consultas no médico de família e reforço do Centro de Saúde de Jugueiros - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar