No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Rua 1.º de Dezembro, no centro da vila de Penalva do Castelo, vai ganhar uma nova imagem. A Câmara Municipal vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na requalificação desta artéria.
A par desta obra, a autarquia também vai requalificar as praças Magalhães Coutinho e do Município.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, Francisco Carvalho, salienta que o peão vai ganhar mais mobilidade com as obras que vão ser feitas na vila.
“Esta é uma obra que já foi candidatada em 2020. Vamos requalificar esta rua, visando essencialmente modificar o trânsito. Vamos alargar os passeios, tornar a faixa de rodagem mais estreita e o trânsito passará a ser efetuado no sentido ascendente”, frisa acrescentando que o projeto conta com o apoio do programa PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.
“Vamos dar uma predominância ao sentido dos peões, andando a passear mais pela berma, para privilegiarmos o passeio em pé em detrimento do trânsito”, explica o autarca.
Segundo Francisco Carvalho, as obras na Rua 1.º de Dezembro vão trazer algumas alterações na circulação automóvel em Penalva do Castelo.
O presidente da Câmara acrescenta que o trânsito das viaturas pesadas “já se faz hoje pela Rua do Lar, tirando-o do centro da vila”. “Vai permitir que se faça no sentido ascendente. Havendo menos trânsito, ele será desviado para as ruas laterais”, diz.
Francisco Carvalho frisa ainda que a autarquia está a realizar obras na Praça Magalhães Coutinho e na Praça do Município, “ao abrigo da regeneração urbana”. “Quando estas três obras estiverem concluídas, vamos dar um novo figurino à vila de Penalva do Castelo”, garante.
O autarca de Penalva do Castelo acrescenta que estas três intervenções avançam assim que chegar o visto do Tribunal de Contas.