Young man with tousled hair in a tan blazer looks confused while touching the back of his head.
Five professionals in suits and business attire pose for a group photo in a conference room, with a projection screen behind them.
Group of young actors posing on a multi-level rehearsal set with scaffolding, a red door, and hanging laundry in the background.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Colunistas » Pendências e alfacinhismo

Pendências e alfacinhismo

 SP – Opinião - Jornal do Centro
28.05.21
partilhar

1. No início deste mês tratei aqui de “três casos peculiares” que estavam a aquecer o ambiente político em três concelhos do distrito de Viseu. Vejamos como estão agora estas três pendências:

(i) Em Vila Nova de Paiva, tudo na mesma: José Manuel Rodrigues, que mudou de camisola e é agora candidato do PSD, continua com os fundilhos grudados à cadeira da presidência da assembleia municipal para onde foi eleito há quatro anos pelo PS, o partido que agora vai combater.

(ii) Em Viseu tudo também na mesma: o lóbi dos eventos e das festas escreve cartas a “D. Sebastião” Sobrado, a ver se este arranja uma camisola.
João Azevedo já avisou que não liga a “cortinas de fumo”. E, como é sabido, Fernando Ruas também não aprecia ambientes enfumarados.

(iii) Já em Resende há novidades: como se sabe, o patriarca socialista António Borges e o seu operacional que está a presidente da concelhia não queriam reconduzir Garcez Trindade, o presidente da câmara eleito. Até arranjaram uma proto-candidata, a vereadora Sandra Pinto. Tudo isto a acontecer enquanto Garcez ameaçava que, se lhe fizessem essa desfeita, ia a votos como independente.
Perante esta guerra entre irmãos desavindos — em que não se sabe bem quem é Abel nem quem é Caim —, perguntei eu aqui: “António Costa consegue meter juízo na cabeça dos socialistas de Resende?”
Lá teve mesmo António Costa que intervir. Um “volte-face” chamou-lhe este jornal. Apesar das manobras borgistas, Garcez Trindade é o candidato oficial do PS em Resende. Vai tentar um terceiro mandato. Até já teve esta semana uma visita oficial da ministra Ana Abrunhosa às Caldas de Aregos.

2. Perante a subida das infecções na capital, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou na terça-feira “uma aceleração do processo de vacinação em Lisboa».
Nunca falha. É pavloviano. Os governos têm todos a mesma doença: sofrem de alfacinhismo. Primeiro, Lisboa. A seguir, a “paisagem” leva as sobras. Se houver.
Isto é um padrão. Foi o mesmo com os descontos para os passes nos transportes públicos. Uma matéria do orçamento de estado de 2019 que foi anunciada pelo presidente da câmara alfacinha — 60 milhões de euros para passes fofinhos em Lisboa. Depois, claro, perante o clamor do resto do país, lá foram estendidos uns carinhos e uns afagos à “paisagem”.
O mesmo aconteceu agora com as vacinas. Valeu ao país a voz independente do presidente da câmara do Porto (a quem o cartel partidário só não derrubará se não puder) e a firmeza do vice-almirante Gouveia e Melo (que não é um boy e, portanto, corta a direito; é um nome a ter em conta para as próximas eleições presidenciais).

 SP – Opinião - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
  • Two hands hold a purple promotional card in front of a split red/yellow background showing a 15% discount offer for Clube Auchan (June 25–28) on purchases over €30.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 SP – Opinião - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar