No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Associação dos Municípios da Região do Planalto Beirão continua a entregar compostores domésticos para reciclar matéria orgânica e convertê-la em fertilizantes para a terra.
A entidade pretende entregar um total de 400 compostores, em articulação com os municípios associados do Planalto Beirão.
A entrega decorre no âmbito da implementação do Projeto “Biobairros – da Terra à Terra”, promovido pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério do Ambiente.
Segundo a associação intermunicipal, o objetivo passa por “incentivar a valorização dos resíduos orgânicos na fonte, através da compostagem doméstica”.
Assim, a compostagem pode servir para reciclar matéria orgânica como folhas, hortaliças, restos de folhas e mesmo restos de fruta e transformá-la em fertilizante natural para o solo.
Na passada segunda-feira (6 de dezembro), a Câmara de Vila Nova de Paiva foi a mais recente autarquia a receber os novos equipamentos.
O Planalto Beirão já entregou compostores em concelhos como Vouzela, Mangualde, Penalva do Castelo, Oliveira do Hospital, Nelas, Sátão, São Pedro do Sul e Gouveia.