No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Associação dos Municípios do Planalto Beirão começou a distribuir mini-ecopontos domésticos em Vila Nova de Paiva e Sátão, dando seguimento à estratégia já iniciada noutros concelhos da região.
Em Vila Nova de Paiva, o Planalto Beirão fez esta manhã de sexta-feira (21 de maio) uma ação de sensibilização e arrancou com a campanha de distribuição de mini-ecopontos domésticos à população do concelho.
Ao todo, neste município, cerca de 1.900 “ecobags” serão distribuídos de forma gratuita às casas por parte de colaboradores devidamente credenciados e salvaguardando todas as normas associadas à Covid-19.
“Este plano de ação tem em vista a sensibilização da comunidade, inclusivamente nas escolas, para a separação doméstica dos resíduos recicláveis, por forma a serem valorizados e transformados em matéria-prima para novos produtos, diminuindo a quantidade de resíduos sólidos urbanos depositados em aterros”, explica em nota a Câmara de Vila Nova de Paiva, onde os resíduos depositados em ecopontos duplicaram nos últimos cinco anos.
Já em Sátão, foi feita também esta sexta-feira uma entrega simbólica de mini-ecopontos. Nos próximos dias serão entregues 4000 mini-ecopontos porta a porta em todo o concelho.
Segundo a Câmara de Sátão, a iniciativa visa “reforçar a reciclagem no concelho, onde, nos últimos anos, tem vindo a aumentar também devido à implementação dos ecopontos semienterrados e de superfície”.
“O objetivo desta iniciativa passa por separar em casa os resíduos recicláveis para que estes sejam depois valorizados e transformados em matéria-prima para novos produtos, evitando assim o depósito em aterro”, acrescenta o município em comunicado.