À procura de vistas de cortar a respiração? Situado na EM326, em…
Quer fazer parte de uma equipa com mais de 20 anos de…
No quarto episódio do Entre Portas, um podcast da Remax Dinâmica em…
As poeiras do norte de África regressam a partir desta sexta-feira (30 de maio) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) já deixou alertas à população para se proteger do fenómeno que vem no seguimento do calor dos últimos dias.
A DGS revela que está prevista “a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”.
“Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”, refere a autoridade de saúde.
As poeiras do ar poderão prolongar-se nos próximos dias. A DGS recorda ainda os conselhos que a população deve seguir para fazer face às poeiras, entre elas evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fumo do tabaco e produtos irritantes, além de permanecer em casa sempre que possível e com as janelas fechadas.
Em caso de agravamento de sintomas, a Direção-Geral da Saúde aconselha o contacto com a linha SNS 24 (808 24 24 24) ou, em caso de necessidade, o recurso aos serviços de saúde.
A autoridade de saúde refere ainda que pode ser consultada o site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou a aplicação QualAr para “informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização”.