Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai lançar um novo Mestrado em Ambiente e Saúde, aprovado recentemente pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). O ciclo de estudos terá vagas disponíveis a partir do ano letivo 2026/2027.
De acordo com o comunicado divulgado pelo IPV, o novo mestrado surge “num contexto pós-pandémico e de emergência climática”, referindo que a Organização Mundial de Saúde alerta que “cerca de um quarto da mortalidade global está diretamente ligada a fatores ambientais”.
O curso resulta de uma colaboração entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) e a Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), segundo a instituição, com o objetivo de articular áreas da engenharia, do ambiente e da saúde pública.
A necessidade do ciclo de estudos passa por formar profissionais capazes de atuar na prevenção e diagnóstico de riscos ambientais, na gestão de crises de saúde pública e na aplicação de práticas relacionadas com o ambiente e a saúde. O comunicado refere que a formação incide sobre temas como a qualidade do ar, da água e do solo, bem como a intervenção em diferentes contextos institucionais.
O presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa, sublinha a relevância da nova oferta formativa que “não é apenas uma oferta formativa, é uma resposta necessária aos desafios do território e das empresas da Região e do País”. O responsável acrescenta ainda que “ao unirmos o know-how tecnológico da ESTGV com a excelência da ESSV na formação em saúde, estamos a preparar profissionais versáteis, prontos para integrar desde unidades de saúde, a outras instituições públicas na área do ambiente e saúde, a empresas de consultoria e a indústria”.
O mestrado terá a duração de três semestres e prevê a realização de uma dissertação científica ou, em alternativa, uma componente de estágio ou projeto em contexto real. O IPV indica que o curso contará com uma rede de parcerias com unidades locais de saúde, empresas e laboratórios do setor da saúde e do ambiente.
É um novo curso destinado a licenciados das áreas da saúde, ambiente, ciências da vida e áreas afins, e funcionará em regime de rotatividade entre as instalações da ESTGV e da ESSV. Segundo o comunicado, este modelo permitirá o acesso a laboratórios e a docentes de ambas as escolas.
Com a criação deste novo ciclo de estudos, o Instituto Politécnico de Viseu indica que “reforça a intervenção nas áreas do ambiente e da saúde”. As informações sobre o plano de estudos e o processo de candidatura deverão ser divulgadas em breve nos portais oficiais da ESTGV, da ESSV e do Politécnico de Viseu.