No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) recebeu o primeiro teste mundial de ligação à Internet via Wi-Fi6E e OpenRoaming, que permite ligações entre diferentes pontos sem necessidade de senha.
O teste foi realizado com o objetivo de permitir “experiências de ensino imersivas e interativas”, recorrendo por exemplo a vídeo em formato 8K, explica o IPV em comunicado.
A instituição de ensino superior acrescenta que o OpenRoaming permite uma “integração Wi-Fi perfeita, de um local para outro sem a necessidade de logins ou senhas”.
A prova de conceito organizada pela Wireless Broadband Alliance alcançou uma velocidade máxima de download de 1.7 Gbps (gigabits por segundo).
Esta foi a primeira demonstração de uma rede Wi-Fi 6E ligada ao OpenRoaming. “Este teste é um marco na direção a uma implantação completa, que dará aos professores e estudantes novas opções para interagir com recursos online, em sala de aula ou remotamente”, pode ler-se na nota do IPV.
Nesse teste, foram explorados a transferência rápida entre os pontos de acesso por roaming e o acesso a recursos utilizados em ambiente online de aprendizagem.
Vários equipamentos foram fornecidos, incluindo portáteis, smartphones e tablets com suporte para Wi-Fi6E.
Luís Almeida, administrador sénior de redes do IPV, disse que a rede Wi-Fi 6E irá “abrir a porta” para a instituição de ensino superior permitir o crescimento na utilização de “tecnologias emergentes na sala de aula”.
“Assim que todo o campus possuir cobertura Wi-Fi6E os utilizadores da rede sem fios irão beneficiar da ligação a um «espectro novo e limpo de interferências”, acrescentou.