No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A professora da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), Maria João Amante, foi eleita provedora do estudante do Instituto Politécnico (IPV). O anúncio foi feito pela instituição de ensino.
A docente foi eleita para o cargo por decisão do Conselho Geral do IPV, na sua última reunião realizada na passada segunda-feira (12 de dezembro).
Formada em Psicologia, Maria João Amante faz também parte do Conselho Técnico-Científico da ESEV. O mandato de provedor tem a duração de dois anos.
O provedor do estudante tem como função a defesa e a promoção dos direitos e dos interesses dos alunos do IPV, devendo o cargo ser ocupado por um professor designado pelo Conselho Geral de entre três docentes de carreira, propostos pela Associação Académica.
“Cada instituição define as suas competências, onde são de evidenciar a defesa e promoção dos legítimos direitos e interesses dos estudantes, bem como a prevenção e reparação de ilegalidades ou injustiças, embora sem poder de decisão. Ao Provedor do Estudante incumbe a articulação entre os estudantes e respetivas associações e os órgãos de gestão da instituição”, realça o IPV na sua nota.
O anterior provedor do estudante do IPV foi Álvaro Bonito, que morreu, aos 64 anos, em maio deste ano. Exercia o cargo desde 2018.