No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) volta a realizar a iniciativa Escolas de Verão nos seus centros de investigação. A instituição de ensino superior viu aprovado o financiamento para três escolas presenciais pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Os alunos podem candidatar-se a estes cursos até 13 de agosto. A iniciativa decorrerá no âmbito do programa “Verão com Ciência 2021”.
Este ano, o IPV propõe nestas Escolas de Verão uma série de sessões de capacitação para a transição para sistemas alimentares sustentáveis, o desenvolvimento de soluções de realidade aumentada em ambiente industrial e a participação em projetos que envolvem a utilização da metodologia de histórias de vida como ferramenta promotora da saúde e igualdade de género.
As sessões vão ser asseguradas pelo CERNAS – Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, pelo Centro de Estudos em Inovação e Educação e pelo Centro de Investigação em Serviços Digitais.
Em comunicado, o IPV explica que a FCR tem apoiado iniciativas que visam estimular a iniciação à atividade científica contribuindo para a promoção da cultura científica e tecnológica e para a difusão e divulgação do conhecimento junto dos estudantes de ensino superior.
O IPV recorda que, em 2020, decorreram oito escolas de Verão que funcionaram durante três meses, envolvendo um total de 50 docentes e 120 estudantes.
“Este ano, o número de Escolas é necessariamente reduzido, já que a FCT determinou apoiar exclusivamente projetos dinamizados por unidades de I&D das Instituições de Ensino Superior com classificação de Bom, Muito Bom ou Excelente e limitadas à apresentação de uma única candidatura por unidade de I&D”, acrescenta a nota do Politécnico.