No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e o Sindicato dos Professores da Zona Centro assinaram esta semana um novo protocolo de cooperação que prevê a realização de projetos de investigação e ações de formação.
A assinatura ocorreu na passada quarta-feira (10 de novembro). Segundo um comunicado do Instituto Politécnico, o protocolo representa um “estreitamento de relações” entre as duas partes.
O documento é justificado pela “necessidade de potenciar a cooperação entre as instituições em projetos de investigação e realização de ações de formação contínua de professores, bem como promover a divulgação das valências e atividades de cada uma das instituições”.
Com base no protocolo, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão irá divulgar e apoiar ações de formação organizadas pelo Sindicato dos Professores da Zona Centro “disponibilizando recursos humanos, técnicos e científicos, incluindo os seus laboratórios e meios de investigação científica e tecnológica”.
Já o sindicato comprometeu-se “a contribuir para a divulgação dos cursos, projetos e serviços da ESTGV, junto dos seus associados, de empresas e instituições locais, de famílias e de jovens que possam vir a prosseguir os estudos no ensino superior”.
A parceria já está a organizar a sua primeira ação de formação através do Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão: o curso “Ambiente e Sustentabilidade” que é dirigido a educadores de infância e a professores dos ensinos básico e secundário, tendo como formadores docentes do Politécnico e de outras instituições de ensino superior.
O coordenador distrital de Viseu do Sindicato dos Professores da Zona Centro, Joaquim Messias, classificou o Politécnico como “um parceiro ideal” e vincou que “tão necessária quanto a atividade reivindicativa dos direitos dos professores é, cada vez mais, a capacitação do Sindicato para promover ações de formação, que contribuam para a qualificação e progressão na carreira dos professores”.
Já o vice-presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, António Ventura Gouveia, salientou a abertura da escola para o estabelecimento de parcerias com as empresas e as instituições da comunidade e defendeu que o estabelecimento “pode e deve ser agente ativo no desenvolvimento da qualificação dos professores da região”.