Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » População e bombeiros criticam estado da Estrada Nacional 228 em Vouzela

População e bombeiros criticam estado da Estrada Nacional 228 em Vouzela

pub
 População e bombeiros criticam estado da Estrada Nacional 228 em Vouzela - Jornal do Centro
25.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 População e bombeiros criticam estado da Estrada Nacional 228 em Vouzela - Jornal do Centro
25.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 População e bombeiros criticam estado da Estrada Nacional 228 em Vouzela - Jornal do Centro

Populares e bombeiros do concelho de Vouzela criticam o atual estado da Estrada Nacional 228, que ficou com vários danos por causa do mau tempo registado em dezembro de 2019 e chegou a estar fechada ao trânsito durante um ano.

A Infraestruturas de Portugal, que gere a estrada, já fez algumas obras. No entanto, quem vive perto do caminho reclama uma intervenção de fundo e lamenta o estado da via que atravessa algumas povoações de Vouzela.

Felizberto Santos, morador em Fatuanços, teme que ocorra uma tragédia e que algum carro fique soterrado na sequência de derrocadas, falando mesmo de “uma miséria”. “Podem cair coisas. Se chover, um indivíduo pode ficar nos penedos e cair soterrado. É preciso uma reparação de fundo”, acrescenta.

Felizberto Santos diz que esta situação já se prolonga “há tempo demais” e diz que há condutores que têm medo de passar pela estrada.

Também Aristides Gomes, morador em Vasconha, critica o estado em que se encontra a via. “É uma vergonha grande. Daqui até Vouzela são sensivelmente dez quilómetros e, se a estrada estiver fechada, fazemos 17. Seja para um lado ou para o outro, é a mesma coisa”, reclama.

O morador não esconde que chegou a ter medo de atravessar a EN228 “porque havia uma barreira que era um bocado perigosa”, uma situação que foi eventualmente resolvido com a colocação de uma rede.

No entanto, diz que esse receio é superado pelo hábito de passar pela via. “É uma questão de rotinas. A pessoa pode ter medo de uma determinada coisa, mas depois começa a passar e até esquece”, afirma.

O comandante dos Bombeiros Voluntários, Joaquim Tavares, partilha as preocupações dos habitantes sobre a estrada que também é atravessada pela corporação.

O responsável frisa o “perigo eminente” para os automobilistas pelo risco de derrocadas. “Pode haver a qualquer momento uma derrocada de pedras que podem atingir uma viatura e causar ali a desgraça de algumas famílias”, sustenta.

Quanto ao socorro, o comandante dos Bombeiros de Vouzela diz que a EN228 é importante para a sua prestação junto das povoações atravessadas pela estrada.

“É uma estrada praticamente prioritária com o acesso a Viseu e a povoações como Vasconha e Queirã. É a estrada mais rápida que temos para lá chegar. Se estiver interrompida, o socorro perde no mínimo 12 a 15 minutos”, explica.

Joaquim Tavares diz ainda que o Estado devia intervir na estrada com “outros olhos” de modo a resolver os constrangimentos que acontecem na via. “Esta estrada está a pôr em causa mesmo as pessoas que vão para o trabalho, causando grandes transtornos”, remata.

Segundo a Câmara de Vouzela, a Presidente da Câmara de Vouzela teme que EN228 venha a ser cópia de derrocada em Borba que necessitam de obras com um investimento de 10 milhões de euros num prazo de dois anos.

pub
 População e bombeiros criticam estado da Estrada Nacional 228 em Vouzela - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 População e bombeiros criticam estado da Estrada Nacional 228 em Vouzela - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar