neve serra da estrela 13 de novembro de 2024
camara-lamego_francisco-lopes_copia
ReFood_ Viseu_3º Prémio CUF Inspira
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
exposição lego viseu
all dance
vinhos adega vila nova tazem
Home » Notícias » Diário » Presidente da Câmara de Lamego preside ao Conselho Permanente da CCDR-N

Presidente da Câmara de Lamego preside ao Conselho Permanente da CCDR-N

Francisco Lopes, que não teve oposição nesta eleição, tem como vice-presidente Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso, como secretária Ana Raquel Azevedo, presidente da Câmara de Baião

pub
 Estudantes do Politécnico de Viseu criam livro sobre diversidade
02.12.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Estudantes do Politécnico de Viseu criam livro sobre diversidade
02.12.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Presidente da Câmara de Lamego preside ao Conselho Permanente da CCDR-N

O presidente da Câmara de Lamego, o social-democrata Francisco Lopes, foi hoje eleito presidente da comissão permanente do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“A responsabilidade que me conferem é grande e é coletiva”, afirmou o presidente da Câmara de Lamego, distrito de Viseu, citado em comunicado divulgado pela CCDR-N.

A eleição, que decorreu hoje em Amarante, no distrito do Porto, contou com 95 votantes, dos quais 84 votos foram favoráveis e 11 em branco.

No seu discurso após a eleição, o novo presidente da comissão permanente do Conselho Regional do Norte, quis sublinhar a importância estratégica do órgão que passa agora a liderar, destacando a “relevância da representação regional para os próximos anos”.

“O Norte é uma região diversa, plural e assimétrica, mas profundamente coesa na ambição de se afirmar” salientou, referindo ainda que o Conselho Regional é “uma força representativa da região”, com capacidade para influenciar políticas públicas e propor prioridades estruturantes”.

Francisco Lopes reforçou ainda a “necessidade de o Estado transferir não apenas competências, mas também recursos” para permitir maior autonomia regional na análise dos instrumentos de gestão territorial e na definição de políticas públicas.

“O potencial do Norte só se concretiza com verdadeiro poder de decisão regional”, afirmou, garantindo que trabalhará para que a região “continue a afirmar-se”.

Francisco Lopes, que não teve oposição nesta eleição, tem como vice-presidente Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso, como secretária Ana Raquel Azevedo, presidente da Câmara de Baião, e como vogais Manuel Tibo (Terras de Bouro), Frederico Castro (Póvoa de Lanhoso), Augusto Marinho (Ponte da Barca) e Fátima Fernandes (Montalegre).

O presidente da CCDR-N, António Cunha, felicitou os novos órgãos, sublinhando “o contributo indispensável do conselho cessante” e agradecendo “toda a colaboração e empenho demonstrados ao longo do mandato”. 

O responsável afirmou ainda confiar na capacidade da nova equipa “para reforçar a coesão territorial” e “aprofundar o papel do Conselho Regional no desenvolvimento do Norte”.

pub
 Estudantes do Politécnico de Viseu criam livro sobre diversidade

Outras notícias

pub
 Estudantes do Politécnico de Viseu criam livro sobre diversidade

Notícias relacionadas

Procurar