Tomás_Domingos1
museu-do-caramulo-carros_web (2019_02_23 00_07_52 UTC)
MUV autocarros Viseu
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

25.06.25
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
autarquicas 2025
ps tondela miguel torres
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » V.N. Paiva » Primeira USF em Vila Nova de Paiva chega a mais de 4500 utentes

Primeira USF em Vila Nova de Paiva chega a mais de 4500 utentes

Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras do Paiva vai ser inaugurada esta quarta-feira (8 de janeiro). Antigo centro de saúde dá lugar à nova unidade. Autarquia diz que criação da USF vai dar mais e melhores cuidados de saúde à população

Micaela Costa
 Primeira USF em Vila Nova de Paiva chega a mais de 4500 utentes - Jornal do Centro
07.01.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Primeira USF em Vila Nova de Paiva chega a mais de 4500 utentes - Jornal do Centro
07.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Primeira USF em Vila Nova de Paiva chega a mais de 4500 utentes - Jornal do Centro

O concelho de Vila Nova de Paiva vai ter a primeira Unidade de Saúde Familiar (USF). O serviço é a adaptação do Centro de Saúde em unidade, que passa agora a estar reforçado com três equipas compostas por médico, enfermeiro e auxiliar.

A USF Terras do Paiva, que será inaugurada esta quarta-feira (8 de janeiro), vai servir cerca de “4500 a 5000 utentes”, não só de Vila Nova de Paiva, mas de concelhos vizinhos como Viseu, Sátão e Moimenta da Beira.

Para a autarquia, a criação da USF tem uma “grande importância para o concelho” e vai permitir “mais e melhores cuidados de saúde”. Ao todo, a USF vai ter três equipas compostas, cada uma, por médico, enfermeiro e auxiliar.

“Quando entramos na Câmara Municipal, um dos maiores problemas que nos eram reportados tinham a ver com o Centro de Saúde. Ao longo dos tempos esses problemas foram atenuando. Com a criação da USF vamos ter mais e melhores cuidados durante o período em que está aberta”, disse ao Jornal do Centro o presidente da autarquia.

Segundo Paulo Marques, a USF terá um horário de funcionamento, à semelhança do que acontecia no Centro de Saúde, “mas agora passa a estar sempre assegurada uma equipa com médico, enfermeiro e auxiliar”. “Antes o centro de saúde até podia estar aberto, mas por vezes nem sequer médicos tinha”, acrescentou.

O autarca explicou que a abertura desta unidade surge “graças a um grande trabalho dos responsáveis pelo centro de saúde e, também, com a vontade do executivo de ter mais médicos e mais cuidados de saúde”.

Paulo Marques asseguro ainda que a taxa de utentes sem médico de família é “residual” e que a autarquia tem disponibilizado apoio a estes profissionais de saúde no valor de 350 euros.

“Para conseguirmos ter uma USF é importante ter médicos de família e isso é uma coisa que grande parte dos municípios que não têm, que é um médico de família para cada utente. A nossa taxa de pessoas sem médico de família é de 10 a 12 pessoas no concelho, o que é residual”, disse.

Para receber a USF Terras do Paiva, o centro de saúde não precisou de sofrer obras, mas o espaço será reabilitado.

“As obras no edifício já estavam asseguradas e só não estão feitas porque o concurso continua a ficar deserto, já decorrida a descentralização de competências. Para termos uma USF era apenas preciso vontade dos técnicos para integrar esta resposta”, finalizou.

Os cuidados de saúde estarão disponíveis na USF de segunda a sexta-feira, das 9H00 às 18H00, “assegurando um atendimento de qualidade e maior capacidade de resposta às necessidades da população”, acrescenta em comunicado a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, onde a USF Terras do Paiva está integrada.

pub
 Primeira USF em Vila Nova de Paiva chega a mais de 4500 utentes - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Primeira USF em Vila Nova de Paiva chega a mais de 4500 utentes - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar