Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Professora Raquel Guiné, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), foi convidada para integrar um novo volume do livro “Mulheres na Ciência”, uma iniciativa da Ciência Viva dedicada a cientistas portuguesas.
De acordo com o comunicado do Instituto Politécnico de Viseu, a distinção insere-se num contexto em que “Portugal é um dos países da Europa onde a percentagem de mulheres que se dedicam à investigação é maior, o que se reflete nos excelentes resultados que a ciência e a tecnologia têm alcançado no nosso país e nas altas distinções internacionais de investigadoras portuguesas”.
Raquel Guiné desenvolve a sua atividade científica na área da Ciência e Engenharia Alimentar, com investigação centrada em diferentes fases do sistema alimentar. No comunicado, é referido que, “reconhecida como uma investigadora de topo a nível mundial há vários anos, Raquel Guiné salienta a extrema importância do ato universal de comer, e assume-se fascinada pelo mundo dos alimentos, desde a sua produção, passando pela transformação, até ao consumo e fim de ciclo”.
As áreas de investigação da docente incluem “modelização de processos, caracterização física e química de alimentos, desenvolvimento de novos produtos alimentares, extração de compostos bioativos e valorização”.
O comunicado refere ainda o interesse da investigadora na relação entre as pessoas e a alimentação. “Também a fascina a interação do indivíduo com a alimentação, tendo desenvolvido vários estudos sobre hábitos alimentares e os fatores que os influenciam”.