cantinho_dos_animais-7
viseu senhora da beira
Afonso Rodrigues CD Tondela
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25
domingos nascimento tarouca autárquicas
miguel sousa independemte santa comba dão
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Diário » Programa de valorização de queijos encerra com ‘balanço positivo’

Programa de valorização de queijos encerra com ‘balanço positivo’

pub
 Programa de valorização de queijos encerra com ‘balanço positivo’ - Jornal do Centro
22.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Programa de valorização de queijos encerra com ‘balanço positivo’ - Jornal do Centro
22.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Programa de valorização de queijos encerra com ‘balanço positivo’ - Jornal do Centro

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro terminou este mês de dezembro com um “balanço positivo”.

O consórcio, que reúne várias entidades incluindo a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, reuniu-se pela última vez no passado dia 15 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Gouveia, para o encerramento oficial do projeto.

Os parceiros refletiram sobre a cadeia de valor dos queijos com o selo Denominação de Origem Protegida (DOP) produzidos na região Centro.

“Depois de três anos de trabalho e de um conjunto de ações inovadoras, os resultados estão à vista, mas, há, ainda, muito caminho a fazer. De olhos postos no futuro, esta foi também a oportunidade de perspetivar os próximos desafios e oportunidades”, acrescentam os promotores da iniciativa.

“Temos este compromisso no nosso ADN. Continuaremos atentos às necessidades do setor e de todo o território na fileira”, sublinhou Christelle Domingos, diretora executiva da InovCluster, a entidade líder do projeto, acrescentando que o trabalho em rede deve continuar.

“Podemos afirmar, categoricamente, que os resultados são positivos e que o caminho valeu a pena”, frisou a responsável. O projeto foi fruto de um “trabalho de persistência” que contribuiu para “alavancar a competitividade da fileira”, “inovar o setor” e “sensibilizar e informar os consumidores”, realçou Christelle Domingos.

Também Jorge Brandão, vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, elogiou o trabalho desenvolvido, destacando o facto de as “entidades científicas e tecnológicas trabalharem com agentes económicos”.

O dirigente acredita que o projeto contribuiu para a “valorização das três DOP e para aumentar a cadeira de valor dos Queijos com DOP da Região Centro”. “Depois dos projetos pilotos que este programa desenvolveu, estão lançadas as bases para se avançar com projetos ainda mais estruturantes”, referiu, defendendo a importância de manter a parceria ativa.

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro incluiu iniciativas como a Escola de Pastores e de Queijeiros (que passou por Viseu), o Banco de Terras e o Vale Pastor.

Estas iniciativas “deram o seu contributo para melhorar competências, renovar gerações, garantir a continuidade destas profissões e quebrar os níveis dos abandonos dos terrenos”.

“O projeto teve, ainda, um forte impacto junto dos consumidores, tendo sido lançada uma marca agregadora e desenvolvido um conjunto de ações estratégicas de comunicação que envolveram iniciativas de assessoria de imprensa, marketing digital e eventos de ativação”, realça a nota.

O programa juntou comunidades intermunicipais, associações ligadas à fileira queijeira, instituições de ensino superior e de investigação e desenvolvimento e outras entidades envolvidas no setor.

pub
 Programa de valorização de queijos encerra com ‘balanço positivo’ - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Programa de valorização de queijos encerra com ‘balanço positivo’ - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar