Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
A Rádio Jornal do Centro encontra-se esta semana em Osijek, na Croácia, a participar na conferência de encerramento da primeira fase do projeto europeu NEWAVES, uma iniciativa liderada pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) que junta rádios e instituições de ensino superior de Portugal, Croácia, Macedónia do Norte e Eslováquia. A participação decorre no âmbito de um programa de mobilidade apoiado pela União Europeia.
Esta quarta-feira, 7 de maio, durante a conferência, foi anunciada a apresentação de uma nova candidatura à Comissão Europeia, no valor de 2,5 milhões de euros, para dar continuidade ao projeto com uma segunda fase, intitulada “NEWAVES+”. Segundo o presidente do IPG, Joaquim Brigas, “o objetivo é introduzir inovação, aumentar as audiências das rádios na Europa e tornar o setor mais competitivo”.
A nova fase vai contar com a participação de universidades e rádios de Espanha, Suécia, Roménia e Itália, que se juntaram à iniciativa após os resultados positivos da primeira etapa. “Um bom indicador do sucesso desta primeira fase do projeto é o facto de outras universidades da Espanha, Suécia, Roménia e Itália se terem juntado a nós na candidatura apresentada a Bruxelas para uma segunda fase”, afirmou o presidente do IPG.
O projeto NEWAVES tem como principais metas a criação de uma plataforma digital colaborativa para rádios locais, a promoção de competências digitais e o combate à desinformação no jornalismo radiofónico. A primeira fase, agora concluída, foi considerada “muito satisfatória” por 37% dos utilizadores da plataforma, enquanto 63% a avaliaram como “satisfatória”. No total, 62% consideraram a navegação na plataforma “muito fácil” e 38% “fácil”. A plataforma digital conta já com mais de trinta rádios registadas.
Joaquim Brigas destaca ainda que “foi muito compensador para o Politécnico da Guarda ouvir dos seus parceiros internacionais o elogio aos bons resultados deste projeto concebido para criar uma plataforma digital para rádios locais, ajudando-as a compartilhar conteúdos, a combater notícias falsas e desinformação e a tornarem-se mais sustentáveis, mesmo em tempos muito difíceis como aqueles em que vivemos”.
A proposta da segunda fase do projeto prevê a integração de mais recursos de inteligência artificial, estratégias de marketing, novos modelos de negócio e reforço da formação. Está também prevista a continuação dos cursos gratuitos de e-learning e a criação de redes de intercâmbio de boas práticas entre as rádios participantes.
Desde o início da semana, os profissionais das rádios envolvidas, incluindo da Rádio Jornal do Centro e da Dão Digital, têm vindo a trocar experiências em Osijek, através de workshops e seminários sobre plataformas digitais, ética e práticas jornalísticas. A iniciativa destaca o papel das rádios locais na promoção da sustentabilidade económica, ambiental, cultural e social dos territórios onde estão inseridas.
Segundo o presidente do IPG, “com a transição digital, os média dos territórios de baixa densidade populacional estão a enfrentar em toda a Europa inúmeros desafios que têm um impacto significativo na forma como as pessoas se relacionam com as rádios e como consomem os seus conteúdos”.
O NEWAVES visa fortalecer o setor dos media em regiões com menos recursos, através da promoção da inovação, a formação e a cooperação entre rádios e instituições académicas europeias.