No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Ao completar um ano de implementação, o projeto “Ligue Antes Salve Vidas” (LASV) apresenta resultados positivos na Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) e contribuiu para a redução de episódios menos urgentes nas várias unidades de urgência hospitalar e básica da região, anunciou esta terça-feira a unidade de saúde.
Em vigor desde 24 de outubro de 2024, segundo a ULS, verificou-se uma diminuição de 1,8 pontos percentuais nos episódios triados com as cores verde e azul – os de menor gravidade – na Urgência Geral e Pediátrica. Nas Urgências Básicas de São Pedro do Sul e Tondela, a redução foi ainda mais expressiva, de 2,7 pontos percentuais.
A análise da proveniência dos utentes mostra que o número de pessoas que recorreram aos serviços de urgência com referenciação do SNS 24 passou de 7,9% para mais de 30% na Urgência Geral e Pediátrica, e de 6,5% para 26,8% na Urgência Básica.
No âmbito do projeto, foram disponibilizadas cerca de 70 mil consultas nos cuidados de saúde primários (CSP) para situações de doença aguda de menor gravidade, tendo sido agendadas mais de 40 mil (40.745).
Segundo a ULSVDL, estes resultados demonstram que o “Ligue Antes Salve Vidas” tem “melhorado a orientação dos utentes e otimizado a resposta do sistema de saúde, encaminhando cada pessoa para o serviço mais adequado, em tempo útil, e com maior qualidade nos cuidados prestados”.
O LASV foi lançado em maio de 2023 pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o objetivo de promover o uso prioritário da Linha SNS 24 (808 24 24 24) como porta de entrada no sistema para situações não emergentes.