No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) estão reunidas num projeto que quer impulsionar a produção agrícola local e promover a sustentabilidade ambiental.
O projeto Agro_HUB, que envolve várias entidades de Portugal e Espanha, foi apresentado recentemente na Casa do Paço de Dalvares, em Tarouca, num evento que reuniu especialistas no desenvolvimento agrícola local e transfronteiriço.
Durante dois dias, os participantes discutiram estratégias e ações de melhoria das práticas agrícolas através da inovação tecnológica e sustentabilidade e visitaram a cooperativa Regiefrutas, onde assistiram ao processamento da baga do sabugueiro, um fruto típico de Tarouca e produzido no norte do distrito de Viseu.
A CIM Douro esclarece que a iniciativa Agro_HUB visa “impulsionar o ecossistema empresarial ligado à produção agrícola local, a fim de aproveitar ao máximo os recursos endógenos do território transfronteiriço”.
O projeto, centrado nas temáticas da sustentabilidade e inovação, propõe a criação de uma comunidade que seja “um ambiente colaborativo aberto à participação de todos os intervenientes na extensa cadeia de valor da produção agrícola: produtores, empresas de transformação, marcas de garantia agrícola, cooperativas, comunidades locais, administrações públicas”, aproveitando ao máximo os recursos endógenos do território.
A CIM Douro e o IPV estão neste projeto, juntamente com a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro, a Junta de Castela e Leão, a Câmara de Zamora, a CIM Terras de Trás-os-Montes e a Universidade de Valladolid.
“O Projeto Agro_HUB é mais do que uma iniciativa, é um compromisso com o futuro. Ao unir esforços e recursos, estamos a construir um caminho sólido rumo ao desenvolvimento agrícola e económico, promovendo a prosperidade das nossas comunidades e o bem-estar do nosso ambiente”, salientou o vice-presidente da Câmara de Tarouca, José Damião Melo, na sessão de abertura do projeto.