A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
A Câmara de Nelas anunciou esta sexta-feira (24 de março) que foi aprovada a candidatura da requalificação do Centro de Saúde local e da Unidade de Saúde Familiar Coração da Beira, em Canas de Senhorim, para o Plano de Recuperação e Resiliência.
O investimento é de mais de 2,8 milhões de euros, com comparticipação total. A autarquia, que enviou a candidatura em outubro último, explica que o projeto tem como objetivo salvaguardar as valências das duas unidades de saúde do concelho, nomeadamente na prestação de cuidados de saúde primários a toda a população do município, e melhorar as condições de segurança e conforto para utentes e profissionais e de acessibilidades. Outros objetivos passam pela manutenção e conservação do edifício e pela promoção da eficiência energética.
O investimento aprovado para o Centro de Saúde de Nelas supera os 2,1 milhões de euros e para a USF de Canas de Senhorim cerca de 700 mil euros, revelou a autarquia presidida por Joaquim Amaral (PSD), que tinha reunido há poucos dias com a tutela para discutir a descentralização de competências na área da saúde.
“A requalificação dos edifícios com o objetivo de melhorar o seu desempenho construtivo e dotá-los de condições funcionais através de uma reorganização espacial, vai contribuir para aumentar a qualidade e os serviços de cuidados de saúde no concelho, permitindo uma maior inclusão da população e aumento dos cuidados de saúde primários, bem como maior capacidade de resposta aos desafios da saúde humana e necessidades dos respetivos utentes inscritos”, sustenta o município.
A autarquia de Nelas tinha decidido Autarquia de Nelas adia transferência de competências na saúde na área da saúde ao rejeitar a mais recente proposta da tutela, alegando que não estavam garantidos os “recursos financeiros, humanos e patrimoniais adequados às necessidades” do município e das unidades de saúde do concelho.
Numa reunião com o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde do Centro, Joaquim Amaral lembrou que era necessário garantir o financiamento para a requalificação das duas unidades de saúde familiar do concelho (Nelas e Canas de Senhorim) e a contratação de mais profissionais de saúde e administrativos “para possibilitar o bom funcionamento” dos serviços, além do alargamento do horário do Centro de Saúde de Nelas.