resende
joão matias tavfer
danos incêndios 3
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » PS critica falhas nos projetos financiados pelo PRR em Viseu

PS critica falhas nos projetos financiados pelo PRR em Viseu

Vice-presidente diz que oposição não precisa de estar preocupada porque "se as obras não começarem, de certeza, que não acabam"

 PS critica falhas nos projetos financiados pelo PRR em Viseu
31.07.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 PS critica falhas nos projetos financiados pelo PRR em Viseu
31.07.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 PS critica falhas nos projetos financiados pelo PRR em Viseu

O vereador do PS na Câmara de Viseu acusou a maioria do PSD no executivo de não ter respostas para os “investimentos estruturais que o concelho de Viseu precisa”, especialmente os que estão enquadrados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No final da reunião de Câmara, onde o tema foi abordado, João Azevedo, que também é candidato à Câmara nas eleições de 12 de outubro, lamentou que a “dois meses das eleições venham anunciar tudo que nunca fizeram em quatro anos”.

“Está tudo parado em Viseu e há alguns exemplos que representam isso. As unidades de saúde familiar são muitas vezes anunciadas e não se vê nada no terreno. O Parque da Aguieira, que é sempre anunciado de quando em quando, não existe nada no terreno. A residência para estudantes está parada e, por isso, está em causa todo o financiamento que foi aprovado pelo PRR”, exemplificou o socialista.

João Azevedo apontou ainda o projeto do CAEVIS – Centro de Artes e Espetáculos de Viseu, que segundo a oposição, parece agora avançar “à vigésima quinta hora”, depois de anos de sucessivos anúncios.

No que diz respeito à habitação e ao programa 1.º Direito que, segundo o PS está em atraso e em vias de perder o financiamento comunitário, a crítica recaiu sobre a justificação da Câmara de que o setor da construção está parado.

“Mais uma vez a desculpa é a de que o mercado não está a funcionar em termos de construção civil. Mas isto só tem a ver com uma questão fundamental. Foi tudo atrasado, mal planeado e passaram quatro anos. Há compromissos com os viseenses que já têm mais de 12 e 16 anos e parece que nada acontece. E depois a responsabilidade é sempre dos outros”, atirou João Azevedo.

Antes, durante a reunião, o vice-presidente da autarquia, que orientou o encontro em substituição de Fernando Ruas, deixou também ele uma ironia. “Eu sei que as obras podem meter algum medo, mas se o PRR acabar em 2026 e alguma obra não estiver concluída – por falta de empreiteiros, valores inflacionados ou vários concursos – não é por isso que elas deixam de ser feitas. Uma coisa é certa, se as obras não começarem elas, de certeza, nunca serão acabadas”. 

Justificação que para a oposição não serve. “Isto revela uma total irresponsabilidade. Não se pode governar com base no ‘logo se vê’. Estamos a falar de dinheiro público, de planeamento e da vida das pessoas”, sublinhou João Azevedo, acrescentando que “este é um mandato com nota negativa, sem energia, sem equipa e sem coesão”.

pub
 PS critica falhas nos projetos financiados pelo PRR em Viseu

Outras notícias

pub
 PS critica falhas nos projetos financiados pelo PRR em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar