5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » PS de Viseu lamenta morte de José Junqueiro

PS de Viseu lamenta morte de José Junqueiro

Ex-secretário de Estado e antigo vereador é recordado como defensor do interior e da região de Viseu

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
16.07.25
Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
16.07.25
pub
 PS de Viseu lamenta morte de José Junqueiro

José Adelmo Gouveia Bordalo Junqueiro faleceu esta quarta-feira, 16 de julho, aos 72 anos. Era natural de Viseu, antigo secretário de Estado, deputado, vereador e figura de relevo do Partido Socialista. A notícia da sua morte foi recebida com pesar por várias estruturas do PS, que já reagiram publicamente.

A Federação Distrital do Partido Socialista de Viseu expressa, através de uma nota publicada nas redes sociais, “profundo pesar” pelo falecimento de José Junqueiro, referindo tratar-se de uma “figura incontornável da vida política e cívica do nosso país”.

Na mesma publicação, a estrutura distrital destaca o percurso político do dirigente socialista: “José Junqueiro desempenhou, ao longo da sua carreira, importantes funções públicas, tendo sido Presidente da Federação Distrital do PS de Viseu, Deputado à Assembleia da República, Vereador do Município de Viseu, Secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) e Secretário de Estado da Administração Local (2009-2011)”.

A Federação Distrital do PS realça ainda o seu “compromisso com a causa pública, a defesa dos valores democráticos e a dedicação ao distrito de Viseu e ao país”. À família, “à esposa Jacinta, aos filhos Raul, José e Luís”, endereça “os mais profundos pêsames e um abraço fraterno de solidariedade e amizade”. 

A nota conclui: “José Junqueiro deixa um legado político e cívico que perdurará na memória de todos os que com ele privaram e trabalharam. Que descanse em paz. Até sempre camarada”.

A Concelhia de Viseu do PS também se pronunciou, e refere que “Portugal perdeu hoje um grande homem”. Na mensagem publicada, recorda-se José Junqueiro como “uma referência na afirmação do distrito de Viseu e na valorização do interior”. 

Sublinha-se ainda que “em todas as funções que desempenhou nunca esqueceu a sua terra e as suas gentes. Hoje é um dia triste para o País e para Viseu”.

A nível nacional, o Partido Socialista lamentou igualmente a morte do antigo governante: “Neste momento de grande consternação, o Partido Socialista não pode deixar de saudar a grata memória que José Junqueiro deixa no seu seio e de manifestar à sua família e amigos as mais sentidas condolências”.

Professor universitário e doutorado em Didática das Línguas Clássicas pela Universidade de Aveiro, José Junqueiro lecionou durante vários anos naquela instituição. 

No plano parlamentar, foi eleito deputado pelo círculo de Viseu em várias legislaturas, tendo exercido funções como vice-presidente do grupo parlamentar do PS e presidente da Comissão de Equipamento Social.

No contexto internacional, integrou a delegação portuguesa à Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, onde presidiu à Comissão de Cooperação Política e Segurança. Em funções governativas, além das pastas da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) e da Administração Local (2009-2011), destacou-se por medidas de simplificação administrativa.

A nível local, foi vereador da Câmara Municipal de Viseu e candidato à presidência da autarquia em 2013. Foi ainda membro do Secretariado Nacional do PS e liderou a Federação de Viseu.

Como tantas vezes referiu nos programas e artigos de opinião partilhados com os leitores do Jornal do Centro, a sua visão para o território assentava num modelo de desenvolvimento sustentado, com aposta na qualificação, apoio ao investimento e conhecimento científico.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar