No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Polícia de Segurança Pública (PSP) celebra, na próxima quinta-feira (dia 9 de janeiro), o 148º aniversário do Comando Distrital de Viseu.
As celebrações incluem um programa repleto de momentos especiais. De 7 a 12 de janeiro, a exposição “História da PSP” estará presente no Museu Nacional Grão Vasco, representando uma viagem pelos momentos mais marcantes da presença policial no distrito. No dia 9 de janeiro, será realizada uma missa comemorativa na Sé Catedral de Viseu, às 09h15, seguida da sessão solene, às 11h00, no edifício sede do Comando Distrital. As comemorações terminam com um concerto da Banda Sinfónica da PSP, agendado para 11 de janeiro, às 18h00, no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Fundado em 1876, o Corpo de Polícia Civil foi uma decisão da Junta Geral do Distrito de Viseu, pelo Governador Civil, Visconde do Serrado.
A equipa começou a funcionar no ano seguinte constituída por um comissário, um escrivão, dois chefes de esquadra, dois cabos de secção e trinta e um guardas. Deste corpo, dez operacionais foram destacados para Lamego.
A escolha do dia 9 de janeiro para as comemorações oficiais foi formalizada a 7 de janeiro de 1983 por despacho do Comandante-Geral da PSP.
“A heráldica do Comando de Viseu reflete os seus valores e missão: um escudo verde com três escudetes de ouro, onde se destacam símbolos como o pinheiro arrancado e a buzina negra, acompanhados pela divisa “Para Bem Servir”, reafirmando o compromisso com a segurança pública.”, destaca a PSP.
Atualmente, o Comando Distrital de Viseu abrange as cidades de Viseu e Lamego, mas já incluiu Tondela, Castro Daire e Mangualde.