Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sem planos para o fim de semana? Dê um salto até São…
A Festa das Cruzes no Guardão, concelho de Tondela, regressa a 31 de maio para cumprir a tradição já inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do concelho ganha este ano “outra atração”, sublinha a Câmara.
A Festa das Cruzes acontece na altura da Ascensão, quarenta dias depois da Páscoa, e reúne as povoações do Guardão e das freguesias vizinhas de Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros.
Juntas cumprem a promessa antiga de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua intervenção e ajuda na expulsão dos mouros. A tradição acontece há mais de 300 anos.
Com cruzes engalanadas e ladeadas por lanternas, os devotos percorrem o mesmo itinerário ancestral que vai desde a Capela de São Bartolomeu até à Igreja do Guardão, ao som de ladainhas, para o abraço das suas cruzes com as da freguesia anfitriã.
Após o abraço das cruzes, acontece a missa que culmina com um grande desfile em que participam as cruzes das quatro paróquias. A tradição atrai centenas de fiéis e romeiros oriundos das localidades envolvidas neste culto religioso e de outros lugares da região.
Em janeiro deste ano, a Festa das Cruzes entrou no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, na sequência de um processo iniciado pela Câmara de Tondela em maio de 2023.