vencedor concurso vinhos dão 2025
default
festival frango do campo oliveira de frades web
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
autárquicas 25
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Que Jazz É Este? retoma programação com jovens músicos em destaque

Que Jazz É Este? retoma programação com jovens músicos em destaque

Iniciativa “So What?” promove encontro entre escolas profissionais no Carmo’81

 Que Jazz É Este? retoma programação com jovens músicos em destaque - Jornal do Centro
15.07.25
fotografia: Luís Belo
partilhar
 Que Jazz É Este? retoma programação com jovens músicos em destaque - Jornal do Centro
15.07.25
Fotografia: Luís Belo
pub
 Que Jazz É Este? retoma programação com jovens músicos em destaque - Jornal do Centro

O festival Que Jazz É Este? retoma esta quarta-feira, 16 de julho, a programação com a estreia da iniciativa “So What? Encontro de Escolas”, a partir das 19h00 no Carmo’81. Esta é a primeira edição do projeto que reúne alunos de escolas profissionais de música num “encontro de apresentação e partilha”.

“‘So What? Encontro de Escolas’ é uma iniciativa do festival Que Jazz É Este?, que acontece pela primeira vez com o objetivo de promover o encontro e o intercâmbio entre alunos de escolas profissionais de música”, refere a organização.

A proposta, segundo o dossiê de imprensa, “é proporcionar aos jovens músicos uma plataforma para se conhecerem, partilharem experiências e se apresentarem em combos formados para o encontro”, promovendo um “ambiente de partilha e inspiração entre os futuros músicos”.

A atuação começa com o grupo Santa Combo às 19h00, seguindo-se o Combo do Conservatório do Porto às 19h30 e o Combo do Conservatório de Coimbra às 20h00.

Ainda no Carmo’81, o espaço volta a abrir portas às 23h00 para a habitual jam session, com entrada livre e palco aberto a músicos e estudantes. “No fim da noite há palco aberto: músicos e estudantes de música estão convocados para fazerem parte do encontro (jam session) onde em tom informal se experimenta a característica que melhor define a música jazz: improvisação”, destaca a organização.

A programação do festival prossegue até domingo, 20 de julho, com concertos, oficinas de rádio, sessões de cinema musicado ao vivo e performances em vários espaços da cidade.

Na quinta-feira, 17 de julho, o Parque Aquilino Ribeiro acolhe duas emissões da Rádio Rossio: o Programa Radioactivo #1 às 15h00 e um momento com Emanuel Santoz e Tiago Araújo às 16h00. 

Às 19h00, a Casa do Miradouro recebe o filme-concerto The Playhouse, com música original de Jasmim Pinto, interpretada ao vivo com Úrsula Pinto (violoncelo), Bruno Pinto (guitarra) e Olívia Pinto (baixo). 

Às 21h30, os Mano a Mano apresentam o espetáculo “Trilogia das Sombras” no Museu Nacional Grão Vasco, com cenário de Ponto Atelier e a participação do performer Tiago Martins. A noite termina com jam session no Carmo’81 às 23h00.

Na sexta-feira, 18 de julho, o Parque Aquilino Ribeiro volta a ser palco de rádio e música ao vivo. Às 15h00 decorre o Programa Radioactivo #2, seguido por uma emissão com Luís Belo e Jasmim Pinto às 16h00. 

Às 19h00, Emanuel e Toy Matos juntam-se a João Mortágua num concerto na Casa do Miradouro. Às 21h30, Camilla George atua no Parque Aquilino Ribeiro com um concerto que, segundo a organização, “funde afrofuturismo, hip hop e jazz, com um subtexto político ligado à herança nigeriana”. A noite termina, como habitual, com jam session no Carmo’81, às 23h45.

O sábado, 19 de julho, começa com o Programa Radioactivo #3 às 15h00 e uma emissão com Gonçalo Falcão às 16h00 no Parque Aquilino Ribeiro. Às 17h30, o Carmo’81 recebe o concerto de apresentação do 17.º Workshop de Jazz de Viseu.

Às 19h00, o Teatro Viriato acolhe o trio de Marie Kruttli. A noite termina com o concerto de Tito Paris com o Coletivo Gira Sol Azul, às 21h30 no Parque Aquilino Ribeiro, e nova jam session às 23h45 no Carmo’81.

No domingo, 20 de julho, realiza-se a última emissão da Rádio Rossio com o Programa Radioactivo #4 às 15h00 e, às 16h00, Catarina Machado e Sandra Rodrigues. Às 17h30, a Casa do Miradouro recebe o quarteto Zé Almeida “Analogik”. O festival encerra com o concerto de New Max às 19h00 no Parque Aquilino Ribeiro. “Phalasolo” é o projeto apresentado pelo músico, conhecido pelo trabalho nos Expensive Soul.

O “Que Jazz É Este?” é organizado pela Gira Sol Azul e decorre em Viseu até 20 de julho. O festival é financiado pelo programa Eixo Cultura do Município e todas as atividades têm entrada livre, com apelo ao “donativo consciente”, com a organização a defender que “a cultura deve ser acessível, mas não gratuita por defeito”.

Desde 2015, o festival conta com a Rádio Rossio, uma rádio em direto instalada no Parque Aquilino Ribeiro, que este ano acolhe também a oficina Radioactiva, descrita como “uma experiência imersiva em que os participantes criam programas de autor originais que partem do uso consciente, crítico e independente da comunicação enquanto instrumento chave da nossa construção social”.

pub
 Que Jazz É Este? retoma programação com jovens músicos em destaque - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Que Jazz É Este? retoma programação com jovens músicos em destaque - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar