No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Viseu recebe, no próximo domingo (15 de novembro), às 10h30, no Teatro Viriato, a peça “Quero um piano”, um espetáculo que desafia fronteiras culturais e linguísticas, explorando a escuta e o encontro entre realidades distantes. A criação é assinada por Ana Madureira e Vahan Kerovpyan, que a cocriaram a partir do passado pessoal e familiar do ator e músico arménio.
Em palco, convivem Arménia e um arménio, personagens que se confundem entre nomes, línguas e povos. Arménia é uma mulher que nunca esteve na Arménia, mas sonha com um oriente imaginado diante do seu piano. O arménio, que não se chama Arménio, fala uma língua que ninguém entende. É quando um som inesperado nasce do piano que o mundo de ambos muda, revelando novas formas de comunicação e escuta.
Com a linguagem poética, humorística e visual que caracteriza o trabalho da dupla, “Quero um piano” propõe uma reflexão sobre identidade, pertença e empatia, convidando o público a “ver e ouvir as tonalidades dos outros”. O espetáculo combina corpo, palavra e música num cenário minimalista, onde cada objeto ganha múltiplos significados, transformando o quotidiano em metáfora.