No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea acolhe a exposição “Arquivos Precários da Memória”, da autoria de Ruth Mateus-Berr e Pia Scharler, patente neste espaço até janeiro de 2026.
Promovida pela Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), em parceira com o Município de Viseu, através da Quinta da Cruz, a exposição exibe obras de Ruth Mateus-Berr, ativista, artista, designer e professora na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, e Pia Scharler, designer, diretora criativa de diversas empresas e investigadora também na Universidade de Artes Aplicadas de Viena.
“Arquivos Precários da Memória” é “um arquivo poético da memória e do esquecimento” que, através de pinturas a óleo, desenhos, instalações de objetos e fotomontagens retrata plantas raras e as debilidades da memória humana.
A exposição agrega dois focos das obras de Ruth Mateus-Berr: as séries Florilégios e o Arquivo de Confusões, ambos representados como “uma teia aberta e frágil de memórias, significados e conexões”. Por sua vez, Pia Scharler explora também duas criações suas: a série “Nature is the Artist”, um conjunto de doze obras recriadas com materiais da natureza austríaca, e a NV23 (Non-verbal table), uma superfície interativa desenvolvida como parte do projeto de investigação DEMEDARTS, útil para comunicações não verbais.
A exposição “Arquivos Precários da Memória” estará patente na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea até ao próximo dia 15 de janeiro de 2026.