Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sem planos para o fim de semana? Dê um salto até São…
A Câmara de Cinfães inaugura este domingo (25 de maio) o projeto Serpa Pinto Discoveries na Quinta do Paço da Serrana, a antiga casa do explorador na freguesia de Oliveira do Douro.
Depois de alguns anos no papel, o projeto é agora uma realidade, contando com um museu interativo dedicado ao legado de Serpa Pinto, um espaço de interpretação das artes e ofícios tradicionais, percursos pedestres e pontos de observação da natureza.
O investimento foi de três milhões de euros, financiado pelo Programa de Valorização dos Recursos Endógenos.
Segundo a autarquia de Cinfães, o Serpa Pinto Discoveries transformou a Quinta do Paço da Serrana “num polo multifuncional dedicado à investigação científica, lazer, desporto, cultura e turismo”.
A requalificação da Quinta do Paço da Serrana arrancou em 2021. A Câmara de Cinfães, queria, com o Serpa Pinto Discoveries, ocupar os cerca de 20 hectares da quinta com valências de investigação científica, lazer, desporto, cultura e turismo.
O projeto também previa a criação de um hotel de quatro estrelas, com capacidade para 60 quartos, e um espaço de promoção dos produtos endógenos e gastronomia do concelho.
A inauguração está marcada para as 15h00 deste domingo.
Natural de Cinfães e com o nome inscrito numa rua do centro de Viseu, Serpa Pinto ficou conhecido pelas suas explorações da África no século XIX e foi também militar, administrador colonial e visconde.