hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » “Comércio e serviços continuam a ser o parente pobre”, lamenta Gualter Mirandez

“Comércio e serviços continuam a ser o parente pobre”, lamenta Gualter Mirandez

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
26.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
26.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 “Comércio e serviços continuam a ser o parente pobre”, lamenta Gualter Mirandez

O presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu (APCV), Gualter Mirandez, lamentou esta tarde, em Viseu, aquilo que considera ser um apoio diminuto por parte do Estado e da comunidade europeia ao setor do comércio e serviços.

O responsável refere que uma fatia de 14% no programa de apoio Portugal 2030 é insuficiente. “O comércio e serviços têm sido o parente pobre dos apoios financeiros sejam eles através do Estado português ou da comunidade europeia. Foi-o no Portugal 2020 em que tivemos uma fatia de 4.4%. Os serviços e o turismo acrescentaram alguma coisa, mas, mesmo assim, um setor que representa 71% teve um apoio de 14%. Voltará a ser no Portugal 2030”, detalhou.

Gualter Mirandez lembrou que os tempos atuais são de mudanças constantes e, por isso, entende que “os empresários terão de estar atentos, preparados e disponíveis”. “Não é tempo de inércia, de conforto, de laxismo, mas de novas dinâmicas e atenção redobrada, com sentido empreendedor”, vincou.

O presidente da APCV assinalou que “hoje os desafios são maiores e mais difíceis de ultrapassar” porque vivemos “na era digital e do comércio eletrónico”. Ainda assim, Gualter Mirandez mostra-se confiante na capacidade dos empresários e das empresas de contornar este cenário. “As novas formas de comércio obrigam a uma alteração de comportamentos e de formas de estar, uma vez que estão a conseguir cada vez mais uma maior quota de mercado e a tendência é desenvolverem-se e crescer. Mas o comércio também há-de sobreviver e continuar a ter o seu espaço. Caso contrário os grandes grupos de distribuição não se fixariam na rua como está a acontecer através de unidades de menor dimensão”, recordou.

As palavras de Gualter Mirandez antecederam a entrega dos galardões de 25 e de 50 anos de associados da APCV e também de mérito empresarial e institucional. Presente na cerimónia a vereadora no município, Mara Almeida afirmou que “o reconhecimento do mérito é sinal de que as pessoas têm memória e gratidão, que fomentam uma sociedade assente na meritocracia”.

Enaltecendo a cooperação entre município e Associação Comercial do Distrito de Viseu, destacou o concurso de montras, a gala do comércio, animação de rua ou a iluminação do mercado de Natal. “Sabemos que a época natalícia é uma das que mais anima e potencia o comércio local”, disse.

A autarca defendeu também que “a dinâmica socioeconómica de uma cidade ou concelho, não é um sprint é uma corrida de fundo e uma maratona que precisa e é para todos e conta com todos”.

Foram nove os empresários ou empresas que receberam o galardão de 25 anos de associado e um empresário foi agraciado com o galardão de 50 anos de associativismo na APCV. A Associação distinguiu também o mérito de duas empresas e de uma instituição.

Galardão de Mérito Empresarial:
– Macovex
– Restaurante ‘Cortiço’

Galardão de Mérito Institucional:
– Comissão Vitivinícola Regional do Dão

Galardão de 50 anos de associativismo:
– Avelino Santos Lima – Ouriversaria Lifon

Galardões de 25 anos de associativismo:
– Arminda Maria Sousa Gomes
– Café Restaurante ‘O Camponês’
– Papelaria ‘Coche’
– Félix & Teixeira Lda
– Maria de Lurdes Alves Figueiredo
– Marteus Lda
– Mathias, SA
– Matinfra
– Vismec

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar