Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A reciclagem nos concelhos do Planalto Beirão aumentou no primeiro semestre deste ano, anunciou a respetiva Associação.
Segundo a entidade de resíduos sólidos urbanos que junta vários concelhos do distrito de Viseu, entre os meses de janeiro e junho, foram depositadas 6.766 toneladas de resíduos de embalagem nos ecopontos e ecocentros. O valor supera em 185 toneladas o número registado em 2024.
O papel e cartão foi o fluxo que registou o maior crescimento, com mais 89 toneladas (total de 2.310 toneladas), seguido das embalagens de plástico e metal com mais 74 toneladas (total de 1.786 toneladas) e do vidro com mais 22 toneladas (total de 2.670 toneladas).
Entretanto, o Planalto Beirão organiza este verão a campanha solidária “Vidro por Vida”, que pretende aumentar a recolha de embalagens de vidro. O objetivo passa por ajudar as corporações de bombeiros da região.
Caso a recolha em cada concelho seja superior do que no verão do ano passado, as associações de bombeiros locais vão ser apoiadas pelo Planalto Beirão com subsídios de 500 euros.
Entre os concelhos aderentes à campanha estão, por exemplo, Castro Daire, Viseu, Oliveira de Frades, Mortágua, Sátão, Santa Comba Dão, Oliveira do Hospital, Vouzela e Nelas.
A campanha vai decorrer até ao mês de setembro, promovendo assim a separação e a recolha seletiva de embalagens de vidro e “tendo em vista um retorno que irá ajudar as corporações de bombeiros desses municípios”, acrescenta o Planalto Beirão.
A campanha é promovida em colaboração com as corporações de bombeiros dos municípios da associação que também inclui Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Gouveia, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Seia, Tábua, Tondela e Vila Nova de Paiva.