Group of nurses and caregivers pose with an elderly woman in a wheelchair in front of pink '100' balloons and gold streamer backdrop, celebrating a milestone.
Crowd enjoying an outdoor concert at night with a bright, illuminated stage and smoky beams in the air
rio_pavia_vai_ser_alvo_de_uma_operacao_de_lipeza_do_seu_leito_1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Diário » Atenção à concentração de pólen na região Centro, alertam especialistas

Atenção à concentração de pólen na região Centro, alertam especialistas

Previsão de chuva na próxima semana deverá diminuir a carga polínica no ar, prevê a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

pub
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
27.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço
27.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Atenção à concentração de pólen na região Centro, alertam especialistas

A concentração de pólen na atmosfera mantém um risco moderado a elevado nas regiões Centro e Sul do país na próxima semana, alertou esta quinta-feira (27 de março) a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

O boletim polínico para o período de 28 de março a 3 de abril, importante para doentes alérgicos, indica que na região Norte o risco deverá ser baixo a moderado, como na última semana, enquanto nos Açores e na Madeira a concentração de pólen manter-se-á num nível mais baixo.

A SPAIC lembra, no entanto, que, a partir da próxima terça-feira (1 de abril), “existe a previsão de chuva” em algumas zonas do país, o que diminui a carga polínica no ar, devido ao efeito de “lavagem da atmosfera” que é provocado pela precipitação.

“Estas chuvas têm sido intercaladas com algumas abertas com sol, que faz com que a polinização ocorra e que, em certos dias ou momentos, a concentração de pólen no ar possa atingir níveis moderados a elevados”, sustenta.

De acordo com a SPAIC, os grãos de pólen que se observam na atmosfera são maioritariamente provenientes das árvores cipreste, plátano e pinheiro e também das ervas gramíneas, azeda, urtiga e urticáceas.

O período de fevereiro a outubro é o que apresenta maiores concentrações totais de pólenes, com picos a verificarem-se de abril a julho.

Os pólenes das ervas, árvores e arbustos são habitualmente os mais importantes como indutores de sintomas alérgicos.

pub
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 CENTRO 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial no setor do espaço

Notícias relacionadas

Procurar