5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Região Viseu Dão Lafões fica mais próxima da Europa com centro de informação

Região Viseu Dão Lafões fica mais próxima da Europa com centro de informação

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
03.05.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
03.05.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Região Viseu Dão Lafões fica mais próxima da Europa com centro de informação

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões já abriu esta segunda-feira (3 de maio) o seu centro Europe Direct, que visa aproximar a região da Europa.

O serviço, um dos 15 criados deste género em Portugal, foi instalado na Casa do Adro, no centro histórico de Viseu. Além de Viseu Dão Lafões, a valência vai servir também 11 concelhos da região de Aveiro, passando a disponibilizar informação relacionada com as questões europeias.

Nuno Martinho, secretário executivo do CIM Viseu Dão Lafões, diz que este centro Europe Direct terá sobretudo “uma missão de disponibilização de informação num ponto de contacto da nossa região e disseminação da informação pelos dois territórios que o centro irá servir”. O dirigente referiu ainda que o serviço vai servir ainda de “ponte de contacto com o projeto europeu e as instituições europeias”.

O centro Europe Direct vai funcionar em parceria com instituições como a Associação Empresarial da Região de Viseu e o Instituto Politécnico. Já neste próximo domingo (dia 9), Dia da Europa, o serviço vai promover algumas atividades com o hastear da bandeira europeia e um open day.

“Vamos ter o nosso centro aberto para potenciar as visitas. Vamos realizar a iniciativa Somos Europa em Viseu Dão Lafões e vamos fazer um passatempo onde as pessoas que se inscrevem vão receber uma t-shirt e, a partir daqui, vamos potenciar que as pessoas vão para a Ecopista do Dão e tirem uma fotografia”, explicou Nuno Martinho.

Ainda na sessão, o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, destacou a importância deste novo serviço para a região e referiu que a necessidade de estar mais informado é mais importante nestes tempos de “cada vez maior incerteza”.

“A abertura do espaço surge como uma oportunidade para a nossa região. Esta plataforma de informação europeia vem contribuir para a competitividade e a coesão territorial por via do reforço dos laços de proximidade das pessoas, empresas e instituições de Viseu Dão Lafões e Aveiro aos centros de decisão da União Europeia”, disse.

Já a presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, realçou o fato de o centro ficar localizado no centro histórico da cidade. “Estou certa que Almeida Henriques (autarca que faleceu vítima de Covid e que era presidente da câmara de Viseu) estaria aqui muito feliz e satisfeito por este centro na nossa região e que, por ser centralizado em Viseu, dará alguma dinâmica à Casa do Adro e ao centro histórico. Ele estaria duplamente feliz”, disse a autarca.

O centro Europe Direct Viseu Dão Lafões atuará como intermediário entre os cidadãos, empresas, instituições locais e a União Europeia, disponibilizando informação, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento europeu.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar