No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O ainda presidente da Câmara Municipal de Resende em funções, Garcez Trindade, que se encontra em final de mandato, vai ter como um dos seus últimos atos oficiais a inauguração, este sábado, da nova Unidade de Saúde de S. Cipriano.
A obra resulta da requalificação do Centro Escolar de S. Cipriano, no edifício da antiga Escola Primária, que foi reconvertido para acolher os serviços administrativos e técnicos da nova unidade. O objetivo da intervenção passou por reconfigurar e ampliar o interior do edifício, criando condições adequadas para o atendimento e tratamento médico da população local.
As novas instalações incluem gabinetes de enfermagem e de consulta médica, sala de espera, secretaria, copa, arrumos, fraldário, instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, bem como vestiários e depósito de lixo. Foram também realizados trabalhos exteriores, com a criação de um novo acesso direto ao arruamento, tornando o edifício autónomo e totalmente acessível à população.
O projeto foi financiado através de uma candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do aviso “Investimento RE-C01-i01 – Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”, que apoia a requalificação e adaptação de edifícios para aumentar a eficiência energética, melhorar a acessibilidade e garantir maior conforto e segurança para utentes e profissionais.
A inauguração da Unidade de Saúde de S. Cipriano marca, assim, um dos últimos atos oficiais de Garcez Trindade (PS) enquanto presidente da Câmara de Resende.
A autarquia vai agora ser liderada por Fernando Silvério, eleito pela coligação PSD/CDS.